terça-feira, 10 de maio de 2016

Release – Todo artista precisa de um

A Usina Cultura Energisa promove gratuitamente nesta quarta-feira, dia 11 de maio, das 18h30 às 20h30, no Espaço Usina Café, a “Oficina: Release – Todo artista precisa de um”, que terá como facilitadora a assessora de comunicação Scheila Santiago, também responsável pelo site de Divulgação Cultural (www.culturanf.com.br), que em novembro completa dez anos.

A oficina pretende ajudar artistas e produtores culturais na elaboração de um texto, bem próximo ao formato de um Release (para os que não têm condição de contratar o serviço de um assessor de imprensa), para apresentá-lo quando necessário, como é o caso de Editais e contratação de trabalho artístico, isso sem falar no seu principal objetivo, que é causar o interesse de jornalistas, para divulgação gratuita em mídias.

Não é de se espantar que artistas e produtores culturais tenham dificuldade em produzir um bom release, afinal, os jornalistas servem para isso, enquanto os artistas deveriam dedicar-se apenas à sua arte, enquanto o produtor, quando não é o próprio artista, deveria se preocupar com a venda de seu trabalho. Os Releases que chegam às redações, sites ou até mesmo para produtores culturais, dificilmente são bem produzidos e deixam de conter informações relevantes, que poderiam despertar maior interesse pela pauta; isso sem falar para Editais e Propostas de Patrocínio”, explica Scheila Santiago.

Os interessados em participar da oficina poderão levar seus Releases para análise ou adequação, tirar dúvidas ou exercitar a produção de um. Segundo a assessora, “o Release apresenta, de uma maneira geral, as principais informações sobre o trabalho que se quer divulgar, enquanto que fotos e vídeos dão apenas uma ideia do que se trata, em alguns casos. Mesmo para produzir um vídeo-release, atualmente muito utilizado, é necessário ter um Release como ponto de partida para a elaboração de um Roteiro”. 

SERVIÇO

Oficina: “Release – Todo artista precisa de um”
Data: 11 de maio de 2016
Horário: 18h30 às 20h30
Local: Usina Cultural Energisa (espaço Usina Café) / Praça Getúlio Vargas, 55 – Centro – Nova Friburgo/RJ
Público alvo: artistas, produtores culturais e curiosos
Atividade gratuita
Inscrição gratuita: culturanf@gmail.com
Patrocínio: ENERGISA E FUNDAÇÃO CULTURAL ORMEO JUNQUEIRA BOTELHO

Nenhum comentário: