quarta-feira, 22 de junho de 2016

35ª Feira Rio Genética reúne a nata dos pecuaristas em Macuco

Confirmando sua vocação pecuária e reafirmando a condição de ‘Capital do Leite’ no Estado do Rio de Janeiro, Macuco sediou a 35ª Feira de Animais Rio Genética, no sábado passado, 18, no Parque de Exposições Edgar Rodrigues Luterbach, o popular Macuco Rural Park, que registrou um número excepcional de compradores dispostos a melhorar a qualidade genética de seus rebanhos e aumentar a produtividade.

Pecuaristas de todo estado chegaram cedo para participar da visitação aos animais a serem comercializados. No total, numa parceria entre Secretaria de Estado de Agricultura e ACERJ (Associação dos Criadores do Estado do Rio de Janeiro), foram ofertadas 200 vacas e novilhas registradas da raça Girolando, filhas de reprodutores de alto padrão genético. Assim como em edições anteriores da feira, outro grande atrativo foi o financiamento, cujos recursos utilizados foram do Tesouro Estadual, com juros de 2% ao ano e até 60 meses para que os proprietários rurais possam quitar o pagamento.

Na solenidade de abertura, o secretário estadual de Agricultura, Christino Áureo, junto do prefeito macuquense Félix Lengruber; da presidente da EMATER/RJ, Stella Romanos; do presidente da Cooperativa de Macuco, Silvio Marini; e demais autoridades, ressaltou o empenho do Governo do Estado em defender a cadeia produtiva do leite e disse que o modelo da Feira Rio Genética tem sido copiado por outros estados pelo formato, onde é feita a licitação pública para o leilão de gado, num processo idôneo e confiável. “Foram mais de 22 mil animais comercializados em feiras onde o produtor é o astro principal. Com isso, estamos contribuindo ainda para o movimento de retorno das famílias ao campo, segundo dados do próprio IBGE”, garantiu Áureo.


Já o prefeito Félix Lengruber destacou a posição de Macuco no cenário da produção leiteira, lembrou a parceria da Administração Municipal com as indústrias de laticínios locais e disse que continua movendo esforços para apoiar o crescimento do agronegócio. “Agradeço ao Christino Áureo e às autoridades estaduais por acreditarem na força de Macuco, reconhecendo em nosso município esse potencial para alavancar a produção leiteira no interior”, discursou Lengruber.



Abrigando uma das mais bem estruturadas cooperativas agropecuárias do país e uma indústria láctea com nível de excelência, Cooperativa de Macuco e CCA Laticínios, respectivamente, Macuco recebeu inúmeras autoridades para a 35ª Rio Genética, entre elas os deputados estadual e federal, Luiz Martins e Julio Lopes, respectivamente; o prefeito de Cordeiro, Leandro Monteiro; e a vereadora de Cordeiro, Jussara Barrada. Também participaram os vereadores macuquenses Cássio Daflon, Alan Joi, Michelle Bianchini e Júlio Badini, secretários locais e de cidades vizinhas, além de empresários de diversos setores.

Nenhum comentário: