sexta-feira, 17 de junho de 2016

Alunos e escoteiros participam de ações ambientais em Cordeiro

Na terça, 14, a Secretaria de Meio Ambiente de Cordeiro deu continuidade ao projeto de reflorestamento para proteção da nascente localizada na APA Municipal do Manancial, com a participação dos alunos da Escola Municipal Zuleika Rodrigues e dos lobinhos do grupo de Escoteiros Sempre Alerta de Cordeiro. Participaram, ainda, o presidente da ONG Ser da Terra, Luiz Rogério Bernardes, e o gestor da APA, Altino José Benício.


Foram plantadas várias mudas de árvores frutíferas e nativas. Durante o plantio, o gestor da APA, Altino José Benício, professor e policial militar, destacou a importância da ação para os estudantes. Já o presidente da ONG Ser da Terra, Luiz Rogério Bernardes, explicou o porquê da necessidade do uso do hidrogel para o sucesso do reflorestamento.

Aproveitando a oportunidade, o secretário de Meio Ambiente, Paulo Araújo, proporcionou aos alunos, professores e escoteiros uma demonstração de como funciona a Usina de Tratamento de Resíduos Sólidos (UTL) do município, desde o processo inicial de origem, residencial e comercial, coleta, transporte e destinação ao aterro sanitário devidamente licenciado. Demonstrou como funciona o equipamento de separação dos resíduos recicláveis e explicou o que pretende executar no local, tão logo o INEA, órgão estadual licenciador, expeça a licença de operação para a UTL.

O secretário afirmou que o funcionamento da UTL vai proporcionar empregos e receita, através do comércio dos reciclados e da compostagem (adubo); redução das despesas com o aterro sanitário; diminuição da poluição hídrica e do solo; diminuição de casos de doenças, inclusive a dengue; aumento dos índices de avaliação do ICMS Verde com retorno de recursos para o município e o objetivo principal, que é uma qualidade ambiental melhor para Cordeiro.

Nenhum comentário: