terça-feira, 7 de junho de 2016

Empresária de Nova Friburgo recebe Medalha do Mérito Industrial do Rio de Janeiro

Honraria do Sistema FIRJAN reconhece trajetória profissional e histórico de defesa da indústria do estado

O Sistema FIRJAN homenageou a empresária Márcia Carestiato Sancho, da Speedgraf 143 Ltda, com a medalha do Mérito Industrial do Rio de Janeiro. A honraria foi concedida a ela e mais quatro empresários, que se destacaram pela trajetória profissional e em defesa da indústria fluminense, em solenidade na sede da Federação, no Centro do Rio, no último dia 30 de maio.

Receber a Medalha tem um significado muito importante para mim, pois além da honra da homenagem, ela vem coroar uma historia de vida e de trabalho que trilhei seguindo o exemplo do meu pai, que também já recebeu a honraria anos atrás. É um reconhecimento não só pela atuação na minha empresa, também por ter colaborado para o desenvolvimento da indústria nos dois anos que estive como presidente regional da FIRJAN”, declarou a empresária.

Filha de Dalton Carestiato, Márcia é formada em Administração de Empresas e desde 1980 se dedica as artes gráficas, iniciando a carreira profissional na empresa da família, Carestiato Editores. A empresária é presidente do Sindicato das Indústrias Gráficas de Nova Friburgo desde 2008 e foi presidente da Representação Regional FIRJAN/CIRJ no Centro-Norte Fluminense de 2014 a 2016.

Ela também presidiu o Conselho da Moda de Nova Friburgo no mesmo período. Márcia foi à primeira mulher a se associar ao Rotary Club Nova Friburgo, do qual faz parte desde 1998. Ela presidiu a entidade e desenvolveu projetos sociais como o ‘De Olho no Futuro’ - doação de óculos para crianças carentes da rede municipal de ensino, contabilizando mais de 1.000 óculos distribuídos.

Além de Márcia, foram homenageados Ferdinando Valle Magalhães, da Construtora Santa Isabel; Luis Carlos Barbosa Lima, da Cerâmica Argibem Ltda; Marjorie Arias, presidente da Indústria Brasileira de Filmes (IBF); e Sérgio Carlos Ramalho, presidente do Sindicato da Indústria do Pescado do Estado do Rio de Janeiro.

Hoje é um dia importante para a indústria. Tivemos aqui a presença do ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, e do governador Francisco Dornelles. Lançamos o Mapa de Desenvolvimento, produzido por todos os empresários, e que pretende tornar nos próximos anos o estado do Rio de Janeiro o melhor ambiente de negócios do país. Agora estamos homenageando cinco grandes empresários, que se destacam e têm grande sucesso em suas áreas de atuação. É uma honra participar desse momento”, ressaltou o presidente do Sistema FIRJAN, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira.


Sobre a Medalha

A medalha do Mérito Industrial do Rio de Janeiro foi instituída pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN) e Centro Industrial do Rio de Janeiro (CIRJ), em 1965, para homenagear e ser entregue a personalidades nacionais e estrangeiras pelos relevantes serviços prestados à indústria fluminense. Além dos serviços relevantes em prol do desenvolvimento do parque fabril do estado, entre os critérios para conferir a distinção estão o caráter pioneiro do empreendimento, seja pela excelência dos serviços assistenciais ou de formação profissional mantidos em favor dos seus colaboradores ou pela harmonia social existentes entre suas empresas. Também são avaliadas a contribuição para o progresso econômico e pela defesa dos princípios da livre empresa; e expressiva cooperação em favor do desenvolvimento industrial, no campo da cultura, da ciência, da economia e da tecnologia.

Nesta década, entre os homenageados, figuram personalidades como o ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso, o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, e o ex-presidente do Banco Central e atual ministro da Fazenda, Henrique Meirelles. Em 50 anos de distinção, foram homenageados empresários como Olavo Monteiro de Carvalho, Eliezer Batista e Jorge Gerdau Johannpeter, entre os mais de cem condecorados por se destacarem em prol do desenvolvimento industrial.

Nenhum comentário: