quinta-feira, 16 de junho de 2016

Prefeito Rogério Cabral prestigia e apoia o pré-lançamento do Festival de Truta 2016

O prefeito Rogério Cabral, secretários, vereadores, produtores de truta, donos de restaurantes, empresários do ramo hoteleiro, piscicultores e profissionais das áreas de Turismo e Gastronomia participaram no dia 13 de junho do pré-lançamento comemorativo do “Festival da Truta de Nova Friburgo/2016”. O evento, que foi realizado no Hotel Fabris, tem como objetivo valorizar e incentivar a qualificação da culinária, potencializar o turismo e fortalecer a cadeia produtiva da truta em Nova Friburgo, que é o maior produtor do peixe em todo o Estado.

Rogério falou sobre a importância do festival para o fomento do turismo em Nova Friburgo e do comércio em geral. “Nesse momento de crise em que passa o nosso país, em Nova Friburgo, eventos como esses resgatam o turismo a cada ano que passa. Temos feito investimento nesse setor e esse evento vai movimentar a nossa cidade. Isso é excelente para todos os setores da nossa economia pois movimenta toda a rede de turismo, hotelaria e comércio em geral.

De acordo com a coordenadora do Escritório Regional Serrana I do Sebrae/RJ, Fernanda Gripp, o Festival da Truta já faz parte do calendário e da história local e, mesmo sendo uma tradição, este ano terá novidades em relação às edições anteriores, com um novo formato e nova organização. “O evento destaca um produto de grande relevância para nossa economia e cultura. Esse ano, a tendência é que os participantes do festival priorizem ainda mais a truta local, visando a ampliação e o envolvimento de toda cadeia produtiva através da harmonização dos cardápios, onde a truta poderá ser apreciada em receitas compostas também por mandioca, couve-flor, batata-baroa, entre outros produtos que também compõem nossa vocação regional, acompanhadas com nossas cervejas artesanais. Um dos objetivos do evento deste ano é que os produtores de truta tenham uma interação cada vez maior com os participantes do festival”, ressalta.

A presidente da Nova Friburgo Convention & Visitors Bureau, Ana Paula Fabris, destaca a qualidade e a importância da truta para a região. “A truta é um peixe de qualidade, saudável e cuja produção está baseada em conceitos de sustentabilidade. Além disso, é um produto caracteristicamente regional que promove o desenvolvimento econômico e estimula o turismo na cidade”. Durante o pré-lançamento foram apresentadas propostas para empresários de restaurantes, bares e hotéis que tenham interesse em fazer novos pratos, além de aderir ao festival. No evento, também foram apresentados a nova logo novas ações promocionais do evento. O Festival da Truta de Nova Friburgo/2016 também terá concurso gastronômico, espaço Casa da Truta, entre outras atividades que vão agradar ao público.

Fortalecimento da truticultura local

Os truticultores de Nova Friburgo já vêm realizando, com ajuda do Sebrae, ações para fortalecimento da cadeia produtiva e implementação da Indicação Geográfica (IG), que é o registro conferido aos produtos ou serviços característicos do seu local de origem. O IG é fundamental para certificar a qualidade do produto e agregar valor de origem à truta da região. De acordo com Márcia Moreira, analista do Sebrae/RJ em Nova Friburgo, os produtores de truta estabelecem, através do associativismo, uma base sólida que possibilita a definição de estratégias em prol da cadeia produtiva. “A organização e preparação da cadeia produtiva da truta são fatores determinantes para a consolidação e reconhecimento dessa atividade do município em todo o Estado. Assim é possível estabelecer rumos que beneficiam o coletivo, tornando possível determinar como os produtores podem atuar em diversos mercados: com produtos processados, in natura e/ou prontos para consumo”, explica.

A importância da Indicação Geográfica

A Indicação Geográfica é um reconhecimento que atribui reputação, valor e identidade própria aos produtos de uma determinada região, distinguindo-os de itens similares disponíveis no mercado. Além disso, fomenta a comercialização, aumenta o valor agregado ao produto, estabelece uma criação de vinculo e de confiança com o consumidor e estimula investimentos na própria área de produção, valorizando as propriedades e aumentado a oferta de empregos.

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