domingo, 19 de junho de 2016

Secretaria de Saúde faz vacinação antirrábica itinerante nos distritos

A Prefeitura de Nova Friburgo, através da secretaria de Saúde e sua subsecretaria de Vigilância em Saúde e Divisão de Vigilância em Saúde Ambiental (DVSA), iniciou neste mês de junho, de forma itinerante, nos distritos, a campanha de vacinação antirrábica animal para a população canina e felina, em parceria com a secretaria estadual de Saúde. Entre os dias 20 e 24, o serviço será prestado nas localidades de Rio Bonito e Galdinópolis, no distrito de Lumiar.

De acordo com Felipe Souza de Oliveira, coordenador da DVSA, a raiva (encefalite viral aguda) é uma zoonose de etiologia viral, transmitida pelos animais ao ser humano através do contato com a secreção salivar, seja por mordedura, lambedura ou arranhadura dos mamíferos doentes. Ele frisa que esta doença, infectocontagiosa aguda, possui quase cem por cento de letalidade.

Segundo Felipe, há previsão para que a campanha da área urbana se realize no mês de setembro. Ele salienta também que as pessoas das áreas rurais do município de Nova Friburgo que desejarem podem retirar a vacina na sede da coordenadoria, devendo levar caixa de isopor com gelo. Esse setor funciona na Rua Augusto Cardoso, 62, no Centro. Mais informações pelo telefone 2543-6293.

Nenhum comentário: