sábado, 30 de julho de 2016

Monumento em homenagem à tocha olímpica inaugurado na Praça do Suspiro

Um monumento que marca a passagem da tocha olímpica por Nova Friburgo (neste sábado, dia 30 de julho) foi inaugurado na Praça do Suspiro na manhã desta sexta-feira, dia 29, pelo Instituto Felga i Gracias, com apoio da prefeitura, patrocinadores e da comunidade. A autoria é do artista Felga de Moraes, que divide a liderança do instituto com Luiz Gracias. O secretário de Turismo, Nauro Grehs, representou o governo municipal e, junto com outras personalidades, recebeu um troféu alusivo à inauguração.

Felga de Moraes explicou que o monumento representa uma homenagem à tocha olímpica, que passaria por Nova Friburgo no dia seguinte, o símbolo do maior evento esportivo do mundo. Na tarde de sexta-feira, o Instituto Felga i Gracias ainda faria a inauguração de outro monumento na Praça do Suspiro em homenagem à colônia libanesa radicada no município, ocasião em que seria plantada uma muda de cedro do Líbano.

Numa das três placas do monumento inaugurado foi prestada homenagem ao Rotary Clube e ao ex-atleta Miguel Ruiz Galvez. Outra placa presta homenagem às colônias do município e outros países; Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, secretaria municipal de Defesa Civil, Sanatório Naval de Nova Friburgo/Marinha, Tiro de Guerra/Exército, Associação Fribourg-Nova Friburgo e outros colaboradores. Uma terceira placa também presta homenagem patrocinadores e colaboradores.

Felga de Moraes e Luiz Gracias entregaram vários troféus aos patrocinadores e colaboradores, entre eles integrantes do governo municipal, como Nauro Grehs, secretário de Turismo; Bruno Mayer, subsecretário de Comunicação Social; João Paulo Mori, secretário de Defesa Civil, representado pelo subsecretário Robson Teixeira; Renato Satyro, secretário de Educação; Carlos Alberto Bayer e Haroldo César Pereira, respectivamente subsecretário e secretário de Ordem e Mobilidade Urbana; entre outros.

A tocha olímpica – motivo da inauguração do monumento – passa por Nova Friburgo neste sábado, dia 30, a partir das 15h, com  programação, que o amigo leitor pode conferir em posts anteriores.

Nenhum comentário: