sexta-feira, 5 de agosto de 2016

Depois de sofrer vandalismo, obras da Praça CEUs estão próximas da conclusão

Depois da depredação, a praça que foi construída através de um convênio do Ministério da Cultura com a Prefeitura de Nova Friburgo, está em obras desde março de 2016 para proporcionar mais um espaço de atendimento social, esportivo e cultural ao município, com excelente localização na Via Expressa. 

Com recursos próprios, o município, através da secretaria de Obras e Serviços Públicos, continua os serviços de limpeza e reparos para que a Praça fique pronta. A secretaria de Serviços Públicos e de Obras trabalham em conjunto para que o local possa ser ocupado e tornar-se um importante equipamento turístico e cultural para o município o mais breve possível.

Para evitar novos casos de vandalismo no local, recentemente, a Prefeitura, através da secretaria de Cultura, enviou uma solicitação de autorização ao Ministério da Cultura para a ocupação provisória do espaço, com a implantação de um CRAS – Centro de Referência da Assistência Social e de atividades esportivas no local. O objetivo é que o importante espaço seja recuperado aos poucos com a presença da comunidade que, ao frequentar o local, poderá resguardá-lo.

Considerando as justificativas e informações apresentadas pela secretaria de Cultura e para evitar novas depredações no local, o Ministério da Cultura informou que não vê impedimento ao uso parcial do CEU antes da inauguração, autorizando, portanto, o funcionamento do CRAS e a implementação de atividades esportivas assim que as obras de recuperação e adequação ficarem prontas.

A secretaria de Cultura, Cristina Sacchetto, informou que “Em momento nenhum foi pensado, dito ou cogitado de mudar-se o objetivo da Praça CEUs, que é destinada aos Esportes, a Cultura e à Assistência Social. O que vai ser instalado lá, como um dos projetos sociais e do esporte são aulas de Judô, que fazem parte do Projeto Solução, dirigido pelo Comandante Hespanha, que está de acordo com os cursos e oficinas que serão oferecidos aos moradores das comunidades do entorno. Também será transferido para lá o CRAS de Olaria, e assim que ficarem prontos os dois prédios, será levado também para lá o Ponto de Cultura de Olaria e a sala biblioteca que hoje funciona no CVT – Centro Vocacional e Tecnológico, também em Olaria. Até hoje o MinC não repassou recursos para a Caixa Econômica para que ela nos envie para pagamento das licitações que já ocorreram.”

Nenhum comentário: