quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Mostra SENAI apresenta a criatividade dos alunos para solucionar problemas da indústria

Tijolos de vidro triturado, divisórias de papelão compactado, máquina de costura adaptada para deficientes físicos são alguns exemplos. No evento, a comunidade pode até competir em uma corrida de robôs de Lego. A participação é gratuita

Quem visitar a Mostra SENAI de Projetos Integradores vai ter acesso à tecnologia de ponta, fruto da criatividade dos estudantes para solucionar problemas reais da indústria no estado. O evento começou nesta terça (30) e apresenta as soluções criadas pelos alunos a partir do #MandaProSENAI. Através do projeto, os estudantes da instituição receberam pedidos do empresariado industrial de todo estado que buscavam resolver desafios que envolviam processos e maquinários das suas empresas – relacionados, de alguma forma, ao universo metalmecânico. O resultado é impressionante e está aberto à visitação da comunidade até a quinta-feira, 1º de setembro.

O Projeto Integrador envolve alunos de diferentes áreas de conhecimento. E foi isso que enriqueceu as propostas. Com auxílio dos professores e após visitas às indústrias envolvidas no projeto, os estudantes solucionaram cada uma das questões apresentadas. Um dos grupos chegou a oferecer cinco maneiras diferentes para resolver o mesmo problema. Na mostra, os visitantes poderão conhecer de perto essas soluções, apresentadas em protótipos e desenhos em 3D.

O presidente do Sindvest (Sindicato das Indústrias do Vestuário de Nova Friburgo e Região), Marcelo Porto, foi conferir, entre outros trabalhos, um que agiliza a forma como etiquetas metálicas são colocadas nas peças de lingerie. Isso sem oferecer perigo ao profissional e danificar os tecidos. Segundo o empresário, envolver os alunos em demandas reais da indústria é uma forma de contextualizá-los com o mercado de trabalho, valorizando o esforço e incentivando esses estudantes a permanecerem em constante aperfeiçoamento. Um trabalho completo de integração entre indústria e aprendizado. “O SENAI tem que formar mão de obra técnica, mas também o capital intelectual para a indústria. Só dessa maneira vamos fortalecer o potencial de crescimento não só do polo, mas de todo país frente a outros mercados”, completa.

A programação da mostra é interativa. A comunidade pode desde competir em uma corrida com o Lego Mindstorm - que são como robôs feitos dos bloquinhos tão amados pelas crianças, até participar oficinas com temas que incluem: Design Thinking, Games para administração, Ferramentas computacionais para modelagem 3D e Criação e Customização para Moda. O evento também inclui palestras sobre CLP (Controladores Lógicos Programáveis), NR -12 Conceitos relacionados a Segurança de Máquinas, Calibração e Instrumentação entre outros temas. Tudo isso com participação gratuita.

O SENAI Nova Friburgo está localizado na Rua Pfto. José Eugênio Muller, número 220, no Centro da cidade. Para participar das oficinas e palestras gratuitas, os interessados podem se inscrever através do site www.cursosenairio.com.br/mostrasenai, onde está disponível a programação completa de cada SENAI. Mais informações também podem ser obtidas através do 0800 0231 231.

Conheça os projetos

3R Ecoblocos: processo de reaproveitamento de resíduos de vidro provenientes de diversas fontes – de vidraçarias, empresas distribuidoras e processadoras de vidros para a fabricação de artefatos (tijolos, pisos).

Cravação Automática: prensa automatizada para aumentar a produtividade e qualidade nos processos de cravação de palheta em cilindro de fechadura da construção civil, de acordo com as normas.

Kit para montagem de cilindro de fechadura: dispositivo de armazenagem de molas e contra pinos para a montagem de tambores para cilindros de fechaduras, facilitando a introdução de molas e contra pinos dentro do tambor. O kit trará maior agilidade no processo de produção, evitando o esforço repetitivo do colaborador, com baixo custo de fabricação.

Etiquetizando: estudo e confecção de gabaritos para colocação de etiquetas metálicas em peças de lingerie em máquinas de costura travete.

Elas Ecomodas: Preservando: o projeto inclui estudo e implantação de um berçário 100% sustentável para plantio de mudas da mata atlântica no Parque Municipal de Nova Friburgo, utilizando o lixo têxtil e resíduos, como pneus e engradados de bebidas inutilizados.



ReVest: o projeto ReVest visa reaproveitar resíduos sólidos (tubetes de papelão) que serão triturados e transformados em novos produtos com valor econômico e ambiental, podendo ter diversas aplicações (placas de revestimento, telhas, forros, pisos, etc.).

Mesa rotacional para montagem de cilindro: mesa giratória rotacional de 0° a 90° no sentido horário e anti-horário, para facilitar a montagem de guinchos, aumentando a produtividade, diminuindo os riscos de acidentes e atendendo aos requisitos da NR 17 e NR 12. O produto assegura a montagem dos elementos mecânicos do guincho, de forma ergonômica oferecendo conforto ao colaborador e garantindo a uniformidade da montagem do equipamento, com a redução do esforço físico. Desta forma a empresa proporcionará um maior grau de satisfação aos seus colaboradores.

Barter - A sua ponte entre o confeccionista e o profissional da moda: a plataforma BARTER é um aplicativo para empresários, costureiras, faccionistas, modelistas, mecânicos de máquina de costura , vitrinistas, técnicos do vestuário e profissionais autônomos. Ele sana as dificuldades da venda de produtos em estoque, localiza profissionais de forma rápida e faz a divulgação de eventos. A plataforma tem como objetivo fazer a ponte entre áreas distintas da moda que buscam serviços e insumos com custos reduzidos (Ponta de Estoque).

Siproma - Sistema de proteção para máquinas abertas: o projeto SIPROMA consiste em uma proteção modular individual para máquinas contendo os requisitos necessários para cumprir as exigências da norma NR12. A ideia visa proteger colaboradores contra acidentes com as partes móveis de máquinas, contra a projeção de partículas. Também terá um dispositivo de recirculação do líquido refrigerante, além da diminuição de ruídos.

Dispositivo para adequação da oxiplasma à NR12: dispositivo abafador de ruído e fumos metálicos para máquinas oxicorte a CNC, para a adequação à NR 12.

Aglomerador de etiquetas: desenvolvimento de um dispositivo que irá soldar as etiquetas com composições químicas diferentes (poliéster , algodão, poliamida) facilitando e agilizando o processo produtivo.

Ensaio dinâmico para guinchos hidráulicos: construção de projeto/protótipo virtual de máquina de ensaio de tração para teste de guinchos no sentido longitudinal, para atender aos requisitos de teste e qualidade de ensaios mecânicos conforme exigência legal.


Mais informações -> Clique aqui

Nenhum comentário: