quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Secretaria de Saúde de Macuco alerta para a vacinação contra o HPV

Ação é voltada às meninas com idade entre 9 e 13 anos

O Governo Federal, o Ministério da Saúde, o SUS e a Secretaria de Saúde de Macuco reforçam a importância da vacinação contra o HPV. Este ano, a campanha mostra o papel de pais e responsáveis na proteção do futuro das meninas. A vacina é segura, eficaz e principal forma de prevenção contra quatro tipos do HPV: 6, 11, 16 e 18. Essa imunização ajuda a prevenir o aparecimento do câncer do colo de útero.

O HPV é um vírus que se instala na pele ou mucosas e sua ação pode provocar infecções e câncer de colo do útero. A Vacina HPV previne essas doenças, já que o câncer de colo do útero é grave que pode levar ao óbito. No Brasil, é a quarta maior causa de morte entre as mulheres. O vírus HPV é altamente contagioso, sendo possível contaminar-se com uma única exposição e a principal forma é pelo contato sexual, mas também pode ser transmitido de mãe para filho durante o parto.

A vacinação contra o HPV é a forma mais eficiente de se proteger contra o câncer de colo do útero. Para prevenir, é preciso vacinar as adolescentes de 9 a 13 anos e seguir fazendo o exame preventivo, chamado ‘Papanicolau’, durante a vida adulta, entre 25 e 64 anos. Em Macuco, a vacinação contra o HPV está disponível no Centro Médico para meninas de 9 a 13 anos, faixa etária ideal para o organismo reagir bem às duas doses e produzir anticorpos contra o vírus.

O HPV pode agir sem você perceber e o vírus pode ficar presente no corpo sem apresentar sintomas e muitas vezes é detectado por acaso, em exames de rotina ou quando aparecem alguns sintomas, como verrugas na pele e nas mucosas. Por isso é tão importante imunizar as meninas de 9 a 13 anos, para que elas estejam menos suscetíveis a esse tipo de doença quando crescerem.

Apenas uma dose da vacina não garante a imunização contra o HPV. Portanto, é indispensável tomar a segunda dose seis meses após a primeira, para que a vacina obtenha efeito. Papai, mamãe e responsáveis pelas meninas de 9 a 13 anos devem procurar a sala de vacinação, no Centro Médico de Macuco, de segunda à sexta-feira, para sua filha receber a primeira dose da vacina. E para as meninas que já tomaram a primeira dose, é fundamental não esquecer a data da segunda dose. Fiquem atentos, pois quem ama protege”, declara Marlise Juliano, coordenadora de Imunização da Secretaria de Saúde de Macuco.

Nenhum comentário: