domingo, 16 de outubro de 2016

Companhia Arteira prepara o espetáculo “Sonho de uma noite de verão”

 A Companhia Arteira de Nova Friburgo está produzindo o espetáculo “Sonho de uma noite de verão”, de William Shakespeare, e estará no Teatro Municipal Laércio Rangel Ventura no dia 17 de outubro (segunda-feira), às 20 horas, com entrada franca, para apresentar o processo de criação da montagem, que conta com o apoio financeiro do Fundo Municipal de Cultura, por meio de uma Seleção Pública para Apoio e Fomento de Projetos Culturais de Nova Friburgo, através de Edital - Chamada Pública Nº 02/2016 – da Prefeitura local.

A estreia do espetáculo está agendada para os dias 26 e 27 de novembro, às 20h, também no Teatro Municipal, com classificação livre, porém menores de 18 anos devem estar acompanhados do responsável. O ingresso terá o valor de R$30,00 (inteira) e R$15,00 (meia), e poderão ser adquiridos em breve.

Processo de montagem

A Companhia Arteira apresentará uma proposta inovadora e estética contemporânea, especialmente dedicada a jovens e adolescentes (12 a 17 anos), onde bonecos e atores contracenarão para compor a encenação, aprofundando assim o intercâmbio entre essas duas linguagens.

No dia 17, o público saberá como está sendo a concepção e confecção dos figurinos e do cenário; a criação do desenho de luz e as músicas que irão compor a trilha sonora, assim como a confecção e manipulação dos bonecos a serem utilizados em cena, que conta com a experiência da atriz Marize Nogueira, do Rio de Janeiro, que vem orientando o trabalho.

Texto

No texto clássico de Willian Shakespeare, fadas e duendes (seres invisíveis aos olhos humanos) divertem-se com o ‘destino’ dos seres humanos, interferindo, sem serem percebidos, no desfecho de suas histórias. A proposta da Companhia Arteira é uma montagem na qual os personagens humanos do espetáculo serão representados pelos bonecos, manipulados em cena pelos seres elementais, atores/personagens: Titânia, Oberon, Puck e fadas. Ou seja: os seres mágicos da floresta brincam, literalmente, com o destino de seus ‘joguetes’: os humanos. Dessa forma, atores e bonecos revezam-se e complementam-se em cena contribuindo para a atmosfera mágica que o texto propõe, levando ao público um espetáculo lúdico, divertido e com música ao vivo.

O texto trata de valores universais, numa trama onde seres elementais e seres humanos tecem seus destinos.  E como a vida é sonho, feito de matéria desconhecida, os seres élficos conduzirão o espetáculo em busca de distração, interferindo na vida dos humanos, como na mitologia nórdica as Nornas tecem a trama da vida.

Nesse universo pulsante na alma dos jovens, que, no conflito entre a fantasia e a realidade, a renovação e a tradição, a emoção e a razão, buscam conexão com as forças da natureza e seus elementos arquetípicos, o jovem vive na transição, na dúvida, atraído ora pelas forças oníricas, representadas no texto pelos elementais élficos, ora pelas forças terrenas de realização e concretização, representadas pelas leis atenienses. O limiar é a floresta, com seus mistérios e conflitos, permeados pelas forças da inconsciência, onde o fio condutor é o desejo do encontro com o verdadeiro amor.


"Sonho de uma noite de verão" - Com a Companhia Arteira

Bate-papo sobre o Processo de criação
17 de outubro (segunda-feira) às 20h
Teatro Municipal Laércio Rangel Ventura – Suspiro
Entrada franca

Estreia
26 e 27 de novembro às 20h
Teatro Municipal Laércio Rangel Ventura – Suspiro
Classificação Livre

Nenhum comentário: