segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Programa de Gestão Empresarial aprimora resultados de empresas de sete áreas de atuação na Região Serrana

Nesta terça-feira, 18, dez empresas de sete áreas de atuação na Região Serrana vão apresentar um balanço dos resultados positivos alcançados nos últimos 12 meses em que participaram da implantação do programa FGA (Ferramenta de Gestão Avançada), que tem como objetivo promover mudanças e melhorias no gerenciamento e execução de processos, Gestão Financeira, Recursos Humanos e Marketing.

A iniciativa, que foi desenvolvida pelo Escritório Regional Serrana I do Sebrae/RJ, em Nova Friburgo, utilizou metodologia específica, baseada em indicadores e metas. O FGA, que faz parte do programa “Sebrae Mais”, foi dividido em wokshops, encontros empresariais e consultoria individual.
Durante o tempo em que aderiram ao programa, as empresas receberam suporte do Sebrae/RJ através de visitas técnicas para elaboração de diagnóstico, desenvolvimento de plano empresarial, realização de estratégias e composição de ciclo de planejamento.

De acordo com Roselane Muzy, analista do Sebrae/RJ, o FGA potencializa a capacidade competitiva das empresas que aderem ao programa. “As empresas que buscam investir em ferramentas de gestão, adquirem mais capacidade de competir no mercado, independente da área em que atuam. A vantagem do programa é que o FGA é customizado, ou seja, leva em consideração as características e necessidades de cada empresa. Além disso, através dos conhecimentos que adquirem, os empresários passam a desenvolver um modelo de gestão adequado ao seu negócio, por meio de um plano empresarial em conjunto com especialistas que desenvolvem estratégias de crescimento empresarial”, explica.

Para Roberto Mendes, da Target Comunica, empresa que atua nas áreas de Propaganda e Consultoria de Marketing, o FGA deu reforço a muitas de suas práticas, agregando mais conhecimento à equipe, além de promover a troca de experiência com as demais empresas participantes do programa. “Com o FGA aprimoramos nossos processos e gerenciamento de pessoal. Foram nesses dois setores onde conseguimos nossos melhores resultados. Além disso, o programa tanto ajuda a empresa no dia-a-dia, melhorando seus controles, metas e indicadores, como ajuda empresas como a nossa a atender os clientes em um nível de qualidade mais alto. Após a adesão ao programa, obtivemos um aumento de 12% em nossa produtividade e ainda estamos medindo nossa  melhoria no faturamento e na rentabilidade”, afirma.

Segundo Aldrin Gonçalves, da Transportadora Suíça, o programa contribuiu para uma melhor visão do seu negócio. “O FGA é uma ferramenta muito prática, que ajuda na administração da empresa, proporcionando uma visão geral mais nítida de todos os processos que executamos, contribuindo para a melhor análise do negócio e desenvolvimento de um pensamento estratégico mais de acordo com nosso perfil. Estou satisfeito com nossa adesão e acredito que estamos em um momento em que, a partir do resultado que obtivemos, vamos poder avançar no que diz respeito à produtividade, faturamento e redução de desperdícios”, ressalta.  

Esta é a primeira turma do programa de Ferramenta de Gestão Avançada formada pelo Escritório Regional do Sebrae/RJ, em Nova Friburgo. Ela teve início em outubro de 2015 e chega à sua fase de conclusão exatamente um ano depois.

A estimativa da coordenação local é que uma segunda turma estará sendo formada em março de 2017.

Participaram do programa empresas dos ramos de Moda (Íntima e Fitness), Transporte, Comunicação, Educação, Segurança Eletrônica, Representação Comercial e Construção.

Entre as empresas que participaram do FGA estão:

•             Lucitex Confecções
•             CCM Sports
•             Beautiful Lingerie
•             Rancho da Renda
•             Time ExpressTransportadora
•             Transportadora Rodoviário Suiça Brasileira
•             Target Comunicação e Marketing
•             Centro Educacional Monnerat - Pontinha de Sol
•             Sistal Segurança Eletrônica
•             Rei das Esquadrias

A reunião de encerramento da primeira turma do programa, em que as empresas participantes apresentarão os resultados positivos obtidos após a adesão ao FGA acontecerá no Hotel Bucsky, que fica na Rodovia RJ-116, na Ponte da Saudade, Nova Friburgo, das 9h às 13h. 

Nenhum comentário: