sábado, 19 de novembro de 2016

Defesa Civil de Nova Friburgo garante:A cidade está preparada para a época de chuvas

Nova Friburgo resistiu bem às chuvas”. A declaração é do secretário municipal de Defesa Civil, João Paulo Mori, referindo-se ao período entre sábado, dia 12, e quinta-feira, 17. No dia 12 foi registrada uma enchente do Rio Santo Antônio, no distrito de Mury, que ele afirmou ter sido um fato isolado. Houve uma “cabeça d’água”‘ entre as localidades de Macaé de Cima e Serra Nevada. Como acontece nesses casos, muita água converge para o rio e o nível da água sobe repentinamente. 

Nas demais áreas do município, as ocorrências foram de pequena monta, como quedas de árvores e pequenas barreiras. Não há vítimas, desalojados ou desabrigados.

De acordo com Mori, Nova Friburgo está preparada para o período de chuvas de verão. Toda a equipe da secretaria de Defesa Civil está a postos desde o dia 1º de novembro. As atenções voltam-se especialmente nesta época para os habitantes de áreas de risco. 

Para manter todos os moradores da cidade avisados, a Defesa Civil emite mensagens de SMS via celular para mais de 12 mil cadastrados, além de enviar os avisos para a imprensa local, que divulga inclusive as mudanças de estágios. Atualmente Nova Friburgo segue em estágio de vigilância/normalidade. Além disso, as condições do tempo são acompanhadas em tempo integral através da sala de monitoramento, inaugurada em outubro passado. 

Em casos de emergência, a Defesa Civil deve ser acionada imediatamente através do telefone 199.

Nenhum comentário: