quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Leis de incentivo ao turismo são apresentadas ao prefeito de Nova Friburgo

O prefeito Rogério Cabral recebeu na manhã de terça-feira, dia 22, o secretário de Turismo, Nauro Grehs; a subsecretária do setor, Waléria Mendonça; a gerente do Sebrae em Nova Friburgo, Fernanda Gripp, e a presidente do Nova Friburgo Convention & Visitors Bureau, Ana Paula Fabris, entre outros representantes das instituições para apresentarem os projetos de leis de incentivo ao turismo no município.

PROJETOS NA CÂMARA – Nauro Grehs explica que as leis são fruto de um trabalho realizado pela secretaria de Turismo, Sebrae e Convention Bureau ao longo de dois anos objetivando o planejamento estratégico do turismo na cidade. São três as leis: planejamento estratégico, Fundo Municipal de Turismo e Conselho Municipal de Turismo. Trata-se da integração do poder público e a iniciativa privada em prol do turismo em Nova Friburgo, inclusive os recursos para o setor na cidade. Os projetos, após discussão das instituições envolvidas, já foram aprovados e serão encaminhados à Câmara Municipal ainda esta semana. Esses projetos já são do conhecimento da equipe do prefeito eleito, Renato Bravo.

RECURSOS – O consultor do Sebrae, Felipe Dias Belo, comentou que foram quatro encontros em que os participantes tiveram como primeiro ato a análise da Lei Orgânica e do plano diretor do município, além de legislações relacionadas ao turismo, resultando na preparação de duas minutas de leis, além de ajudar numa terceira: tratam do programa do Sebrae chamado Lidera Rio Turismo, de políticas públicas para o turismo e seus recursos, e daí a criação do Fundo Municipal do Turismo, a ser gerido pela Prefeitura e Conselho Municipal de Turismo.

A terceira lei, segundo Felipe, objetiva que o Conselho Municipal de Turismo não seja apenas consultivo, mas deliberativo, ou seja, vai participar das decisões, estabelecendo políticas públicas para dois a quatro anos.

CONTINUAÇÃO DO TRABALHO – Para Fernanda Gripp essas leis são importantes para a continuidade de todo o trabalho em prol do turismo que vem sendo realizado no município. Essa legislação consolida o trabalho feito e garante a sua continuidade, mesmo após a troca de governo. “O importante é que esse trabalho continue. O que está sendo bem-feito, o que vem dando certo deve continuar e temos certeza que isto vai acontecer”, finalizou a gerente do Sebrae.

APROVAÇÃO DOS PROJETOS – Para participar do trabalho de elaboração dessas leis, a presidente do Convention participou de um curso do Lidera Rio, promovido pelo Sebrae, que qualificou os participantes para a criação estatutos. Ana Paula Fabris já começou a colocar em prática o que aprendeu em seu hotel e no próprio Convention. “É para fazermos um turismo profissional”, salienta.

Ana Paula, junto com o grupo do curso, participou da elaboração desses projetos e aguarda o apoio das autoridades para que esses projetos sejam aprovados e se tornem leis.​

Nenhum comentário: