quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

Secretaria de Educação realiza 18ª inauguração e deixa várias obras em andamento

Na tarde de quinta-feira, 22,  a comunidade de Córrego D’Antas comemorou a inauguração da nova sede da creche municipal daquela localidade. O Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Maria Inês Andrade Bachini agora está em um espaço adequado, mesmo não sendo uma nova construção.

A antiga sede foi afetada pela tragédia climática de 2011 e a busca por um espaço contou com o empenho tanto da Secretaria de educação, quanto da comunidade local. Mas foi uma procura árdua e inglória por muito tempo. Por isso, os alunos estavam em um espaço improvisado. Mas com a inauguração da nova sede, crianças e profissionais terão melhores condições de infraestrutura.

A diretora da unidade, Márcia Aparecida Faria da Rosa, falou que a nova sede era a realização de um 
sonho e fez vários agradecimentos: aos que participaram, de alguma forma, para que houvesse a inauguração; aos pais, pela confiança; aos funcionários, que fizeram um trabalho de qualidade, superando as dificuldades; e, especialmente ao prefeito Rogério Cabral, por ter indicado o nome dela como diretora em 1999 e hoje ela era uma diretora eleita pela comunidade escolar.


O presidente da Associação de Moradores do Córrego D’Antas, Sandro Schotz, disse que a palavra para aquele momento era gratidão. Não só pela creche, mas por todas as intervenções realizadas nos últimos quatro anos. “Nenhuma gestão é tão excelente que não receba críticas, mas foram muitos avanços na atual gestão”, afirmou Sandro. Ele destacou as várias ruas asfaltadas, o posto de saúde, a própria creche, entre outras ações.

O secretário de Educação, professor Renato Satyro, relembrou a sua tristeza ao conhecer a antiga sede da creche e que desde então havia assumido o compromisso com os pais de conseguir um local digno para as crianças e profissionais. Por isso, mesmo não sendo ainda um local ideal, construído como creche, ele se sentia aliviado de poder encerar sua gestão oferecendo um novo espaço para a comunidade. 

Dentre os vários agradecimentos, ao prefeito, à equipe da secretaria, aos servidores da unidade, Satyro destacou a participação do presidente da Associação de Moradores por sua postura coerente, com críticas conscientes. Ao finalizar, o secretário se colocou à disposição de todos e desejou um Feliz Natal e próspero Ano Novo a todos, ressaltando que a creche poderia abrir 70 novas vagas no novo espaço.

O prefeito Rogério Cabral também destacou a atuação de Sandro Schottz pelas críticas construtivas e falou da sua intenção de deixar um terreno desapropriado para a construção de uma escola e creche na localidade, mas, em virtude da crise econômica, não foi possível. Mas que considerava o novo espaço digno, não mais uma garagem improvisada para os alunos, e lembrou que Nova Friburgo ocupava o terceiro lugar em educação no Estado.

Para Rose Marie de Mello Marques, mãe dos alunos Ana Beatriz do Pré I e Luiz Miguel do Pré II, é “muito bacana ter o novo espaço, porque onde eles estavam era muito precário. E a gente está muito feliz”. Para a dona de casa, o desenvolvimento das crianças será maior e melhor em razão da nova sede, com uma infraestrutura mais adequada.

Com a inauguração, na quinta-feira, 22, a secretaria de Educação encerra o período de quatro anos com 18 entregas de unidades escolares, tanto novas como reformadas. Além disso, estão em andamento a nova creche Iolanda da Silva, no Santa Bernadete; a reforma do colégio Padre Rafael, no Cordoeira; a construção do ginásio do colégio Rei Alberto I; o Centro de Educação Integrada, no São Jorge; e a nova escola de São Lourenço. Sem contar com os processos já licitados da reforma do colégio Rui Barbosa, no Prado; da creche Izabel Jovelina Monteiro, no Rui Sanglard; da creche João Batista Faria, na Vilage; e da nova escola Juscelino Kubitschek de Oliveira, em Varginha.

Nenhum comentário: