quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

SENAI FabLab é inaugurado em Nova Friburgo

Espaço poderá ser utilizado por estudantes para fazer protótipos para novos produtos, estimulando a inovação, e faz parte de rede mundial criada pelo Instituto de Tecnologia Massachusetts (MIT)

Um ambiente pensado para estimular a inovação, com espaços de fabricação digital voltados, principalmente, para a prototipagem. Assim é o FabLab, que será inaugurado no SENAI Nova Friburgo nesta sexta-feira (9), às 11h. O laboratório faz parte de uma rede criada no Center for Bits and Atoms, do Instituto de Tecnologia Massachusetts (MIT), e conta com centenas de unidades espalhadas pelo mundo todo.

Os FabLabs são centros de pesquisa e produção que utilizam máquinas de última geração e tecnologias digitais para criar objetos, produzir outras máquinas e fazer experimentos sem depender da escala industrial. O foco dos laboratórios é a invenção e a inovação. 

O SENAI FabLab busca estimular a criatividade e o espírito inovador dos alunos dos cursos técnicos, que serão os futuros funcionários das grandes, médias e pequenas indústrias. No local, os estudantes terão acesso a equipamentos como a impressora 3D, as máquinas de corte a laser entre outros. Além de serem apresentados aos conceitos de inovação, eles poderão estudar os desafios dos setores da indústria, elaborar projetos, desde a criação até a programação e desenvolver protótipos.

Como está conectado a outros laboratórios da rede, os estudantes terão a oportunidade de trocar informações e experiências com pesquisadores do mundo todo para que seus projetos sejam executados de maneira colaborativa.

Desafio

Durante o evento, também será lançado o Desafio SENAI + Indústria e a sala do projeto na região. A iniciativa propõe uma maior interação entre os alunos do SENAI e as indústrias do estado do Rio. No Desafio, as empresas cadastram um ou mais problemas que estejam enfrentando e, a partir desses desafios reais (que afetam a produtividade, a competitividade, etc.), os alunos de todas as unidades do SENAI se reúnem para propor soluções inovadoras e viáveis. Esses projetos são desenvolvidos e avaliados. Os que tiverem maior potencial de inovação passam para a fase seguinte, chamada “Pré-Acelera”.

Esta fase foi criada para dar vida às soluções propostas, ou seja, transformar os projetos selecionados em planos de negócio capazes de conquistar o mercado. Os alunos responsáveis passam a se dedicar por três meses nos espaços de coworking das unidades SENAI, sob a orientação de monitores. Depois de aprimorarem seus protótipos nos FabLabs e os tornarem funcionais, elaboram planos de negócios e os apresentam para a indústria para que, futuramente, possam conquistar potenciais investidores.

SERVIÇO

Inauguração do SENAI FabLab
Dia 09 de dezembro às 11h
Local: SENAI Nova Friburgo - Rua Prefeito José Eugênio Müller, 220 - centro

Nenhum comentário: