quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

PT pode apoiar o PMDB no Senado e na Câmara

No Senado: O PT vive um dilema em relação à eleição para a presidência do Senado, que acontecerá no dia 2 de fevereiro. Os petistas temem aumentar seu isolamento, caso não respeitem a tradição da Casa de eleger presidente um senador do partido com a maior bancada, no caso o PMDB. Por outro lado, senadores do PT receiam que o apoio à candidatura de Eunício Oliveira (PMDB-CE) provoque um desgaste junto à militância e aos movimentos sociais, por ir na contramão do discurso de que a ex-presidente Dilma Rousseff foi vítima de um golpe dos peemedebistas.


Segundo petistas, Lula defende o apoio a Eunício, argumentando que seria muito ruim o PT perder cargos na Mesa Diretora do Senado e o comando de comissões relevantes, como ocorreu na Câmara em 2015. Ainda de acordo com integrantes do PT, Lula tem afirmado que não quer repetir esse erro.
A tendência do PT é apoiar Eunício, mas não há consenso.

Na Câmara: PT já negocia espaço na Mesa Diretora e principais comissões

Pelo tamanho de sua bancada, a segunda maior, com 58 deputados, o PT deseja ocupar a primeira secretaria, responsável pela área administrativa, uma vez que o PMDB, com 65, deve optar pela primeira vice-presidência. A reivindicação foi levada em conversas nesta semana com o atual presidente, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e com Jovair Arantes (PTB-GO), nome forte do “centrão”.


Na avaliação dos petistas, Maia é favorito e, portanto, tem maior condição de cumprir o acordo. Mas para fechar a negociação com o atual presidente, ou seja, Rodrigo Maia (DEM-RJ), o PT terá de deixar sem apoio André Figueiredo (PDT-CE), que se lançou semana passada. Os petistas mais pragmáticos defendem que é mais importante para a legenda uma composição que lhes assegure espaços de poder do que uma candidatura oposicionista que seria apenas “para marcar posição”.

Do Blog: O PT chama o governo Temer, do PMDB, e que foi vice na chapa de Dilma, de golpista; fica nas esquinas gritando Fora, Temer, mas na hora de negociar as vagas do Senado e da Câmara, a sigla pretende apoiar quem nas duas Casas? O PMDB!


Dureza, hein!

Nenhum comentário: