sábado, 11 de fevereiro de 2017

Hospital Raul Sertã promove com sucesso mutirões de cirurgias vasculares e gerais

Com mutirões de cirurgias ortopédicas, vasculares e gerais a Secretaria de Saúde já conseguiu atender a 61 pacientes que aguardavam há meses pelos procedimentos

A Secretaria Municipal de Saúde segue trabalhando incansavelmente para melhorar o atendimento nas unidades de saúde de Nova Friburgo e zerar a fila de pacientes que aguardavam há meses por cirurgias no Hospital Municipal Raul Sertã. Após dois fins de semana promovendo mutirões de cirurgias ortopédicas, nesta semana a mobilização é em torno de outros dois mutirões: de cirurgias vasculares e cirurgias gerais.


Cirurgias ortopédicas de pacientes internados há meses foram zeradas

Segundo Michelle Silvares, subsecretária hospitalar e integrante do Comitê de Gestão da Saúde, o mutirão de cirurgias ortopédicas conseguiu zerar a fila de pacientes que aguardam os procedimentos internados na unidade. Ainda de acordo com Michelle, nesse período de pouco mais de duas semanas de mobilização, 47 pacientes ortopédicos foram operados na unidade. As cirurgias foram comandadas pelos cirurgiões Paulo Sávio e Cristiano Badini.

Durante toda a quinta-feira, 9, foi realizado um mutirão de cirurgias gerais para atender aos pacientes que também aguardavam internados pelos procedimentos, que foram realizados pelos médicos Mário Horwacz e Robson Rosa.

Já na quarta-feira, 8, teve mutirão de cirurgias vasculares para realizar procedimentos em dezenas de pacientes. Só nesses dois dias foram operados 14 pacientes pelo cirurgião Daniel Guimarães, que utilizou a técnica de tratamento de varizes com espuma, procedimento simples e bastante eficaz, já que o paciente submetido ao tratamento não necessita de internação hospitalar e de anestesia, possibilitando que o mesmo volte às suas atividades cotidianas no dia seguinte após a realização do procedimento.

Pacientes de cirurgia vascular também aguardavam há meses: mutirão possibilitou tratamento adequado e rápida recuperação

D.J.S., 61 anos, com quadro de varizes, após trombose venosa profunda, apresentava dor e inchaço no local, já na iminência de ferida. Após realizado o tratamento com espuma, a paciente retornou para avaliação, onde foi detectada a melhora do seu quadro clínico, a ponto da mesma já poder caminhar e desenvolver suas atividades cotidianas.

G.S.C, 30 anos, com quadro de varizes gigantes com refluxo na perna esquerda há aproximadamente oito anos, relata que a varize estourou por duas vezes, apresentando sangramento e dor intensa no local, a ponto de não conseguir apoiar o pé no chão. O mesmo se queixou durante a consulta que aguardava há meses a realização do procedimento cirúrgico. Após a intervenção com espuma, o paciente foi liberado imediatamente para caminhar e trabalhar no dia seguinte, e retorna em uma semana para avaliação.

H.R., 57 anos, paciente com varizes na perna direita, apresentava dor de forte intensidade que descrevia como pulsante e cansaço nas pernas. Aguardando na fila desde junho de 2016, teve o procedimento realizado com espuma e já foi liberado pela equipe médica para caminhar.

Baixo estoque de sangue impedirá continuidade dos mutirões durante o carnaval

A recém-lançada campanha permanente de doação de sangue surtiu efeito, mas ainda não foi suficiente para regularizar os estoques do Hemocentro. De acordo com Michelle Silvares, o volume de doações teve um crescimento de pouco mais de 30% desde o início da mobilização.
Mesmo assim, os estoques de bolsas de sangue continuam baixos, o que impossibilitará a continuidades dos mutirões de cirurgia durante o carnaval, período em que o consumo de sangue aumenta na unidade.

A médica Michelle Silvares, do Comitê de Gestão da Saúde, reforça a importância da população continuar engajada na campanha, para que após o carnaval a Secretaria de Saúde tenha condições de retomar os mutirões de cirurgia.

Como doar e quem pode doar sangue?

O Hemocentro de Nova Friburgo fica anexo ao Hospital Municipal Raul Sertã, no Centro, e recebe os doadores de sangue de segunda à sexta-feira, das 8h30 às 11h. Os interessados precisam estar munidos de carteira de identidade ou outro documento com foto.

O doador de sangue precisa ter entre 18 e 65 anos (desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos), pesar no mínimo 50kg, estar descansado (ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas) e alimentado (evitar alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação). 

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (22) 2523-9000.

Nenhum comentário: