sábado, 11 de fevereiro de 2017

UERJ adia mais uma vez data de retorno às aulas

Nota do Fórum de Diretores da UERJ

A Reitoria da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, após nova reunião com o Fórum de Diretores das Unidades Acadêmicas, com os Sub-Reitores e os Diretores dos Centros Setoriais, realizada em 10 de fevereiro de 2017, tendo em vista a sucessão de um conjunto de reuniões, nos últimos dias, com o novo secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação, uma reunião com o Excelentíssimo Senhor Governador, e uma outra, com o Ministério Público, abrindo novos canais de negociação, visando dotar a Universidade de condições básicas de funcionamento, definiram que ainda não é possível que a UERJ inicie as aulas, no próximo dia 13 de fevereiro, como anteriormente almejado.

A Reitoria, juntamente com o Fórum de Diretores, reconhecea relevância do novo cenário de negociações que está em curso, pavimentando a construção de novos caminhos, visando a retomada integral das atividades acadêmicas na UERJ, em particular o início das aulas do período letivo de 2016.2.

Nesse sentido, o Fórum de Diretores decidiu se manter reunido em caráter permanente, para acompanhar a concretização das negociações sinalizadas pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro para a superação da grave crise que atinge a UERJ.

O Fórum de Diretores, igualmente decidiu que o início das aulas se dará, em 2 dias úteis, logo após o (re)estabelecimento das condições básicas para o funcionamento da Universidade, já devidamente apresentadas pela Reitoria tanto à SECTI, quanto ao Governador do Estado e ao Ministério Público.

São elas, a apresentação de:

- calendário de repasses de verbas para a manutenção em geral, com previsão de repasse de cota financeira mensal;

- um plano de regularização dos pagamentos às empresas terceirizadas (manutenção, infraestrutura, limpeza, segurança, lixo e Restaurante Universitário);

- calendário de pagamento de salários, incluindo o décimo terceiro e de bolsas estudantis e demais modalidades.

O Fórum de Diretores expressa sua expectativa positiva diante dos novos patamares de interlocução com o Governo do Estado, e a demonstração efetiva, da priorização da educação, da ciência, da tecnologia e da inovação em nosso Estado. Desse modo o Fórum voltará a se reunir, presencialmente, no dia 16 de fevereiro, para avaliar os desdobramentos das negociações ora em curso.

A Comunidade Acadêmica, de um modo geral, vem expressando, com vigor, o desejo de retorno às aulas. Reafirmamos que o senso de responsabilidade continua a nortear as decisões até aqui tomadas pelos signatários, tendo em vista o compromisso do cumprimento integral da missão desta Universidade perante à comunidade universitária e à população do Estado do Rio de Janeiro.

Nenhum comentário: