sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Tema diversidade é debatido em Cordeiro

Secretaria de Cultura promove I Ciclo de Palestras

A Secretaria de Cultura de Cordeiro promoveu semana passada, o I Ciclo de Palestras da Diversidade. Em evento realizado no CIEP Oswaldo Cruz, foram debatidos temas como diversidade sexual, identidade de gênero, enfrentamento do preconceito e promoção e garantia dos direitos humanos, com participação do Centro de Cidadania LGBT Serrana I Hanna Suzart, de Nova Friburgo.


O prefeito Luciano Batatinha, a vice-prefeita Maria Helena, o secretário de Educação (interino de Cultura) Luiz Antônio Cavalheiro e o diretor de Cultura Cássio Campos, receberam a coordenadora do Centro de Cidadania LGBT Serrana I, Silvia Furtado, e as técnicas palestrantes Sula Dutra, Elizabeth Siqueira e Flávia Freitas.

Após as boas-vindas da diretora do CIEP, Ranúzia Mello, a coordenadora Silvia Furtado parabenizou a Secretaria de Cultura pelo evento, ressaltando a importância de o município promover tais palestras e enaltecendo a iniciativa do prefeito. “Vejo que Cordeiro apresenta uma civilidade similar à dos países europeus, especialmente por dar acesso às informações que combatam o preconceito, pois estas são bandeiras fundamentais utilizadas nos países desenvolvidos”, contou Silvia.

Cássio Campos comentou sobre o esforço na realização do I Ciclo de Palestras, ação prevista no Plano Municipal de Cultura. “A cultura tem o dever social de dialogar com todas as classes e expressões, oferecendo informações para a construção de uma sociedade justa e respeitosa em todos os sentidos”, disse o artista.

Luiz Antonio Cavalheiro salientou a importância das palestras no uso em sala de aula. “Num momento em que estamos prestes a iniciar um novo ano letivo, esta capacitação é fundamental, porque estaremos recebendo novos alunos, novas histórias e precisamos entender e conhecer todos os conceitos para respeitar a diversidade.”, explanou o professor e secretário.

A vice-prefeita Maria Helena relatou que, infelizmente, o Brasil ainda é reconhecido como um dos campeões em agressões e assassinatos de homossexuais. “Entendo que a homofobia, como qualquer preconceito, é uma violência e deve ser combatida. Somos seres sociais e devemos respeitar o próximo.”, declarou Helena.


Luciano Batatinha falou que se orgulha de sua trajetória de vida, tanto política como social, pois jamais agiu com preconceito, acrescentando que a discriminação é uma doença. “Quem discrimina deveria pensar primeiro. É muito fácil falar do próximo. Por isso, devemos discutir e apoiar cada vez mais ações como essa, que promovam o respeito ao próximo.”, declarou o prefeito.

Durante o evento, as palestrantes explicaram os conceitos e explanaram os direitos da comunidade LGBT. As palestras foram intercaladas com dúvidas e questionamentos da plateia, que participou ativamente. “Saímos daqui com informações para refletirmos sobre a construção de uma sociedade mais justa e sem preconceitos. Eu e toda a equipe da Secretaria de Cultura estamos com a sensação de dever cumprido. Atingimos o objetivo de informar e formar.”, expôs o diretor Cássio Campos.

Nenhum comentário: