quarta-feira, 19 de abril de 2017

Sebrae prorroga inscrições de processo seletivo voltado para aposentados da rede bancária

Cadastro no ‘Senhor Orientador’ pode ser feito até o dia 25 de abril no portal da entidade


Foi prorrogado até o dia 25 de abril, o prazo de inscrições de aposentados do sistema bancário no novo edital do projeto “Senhor Orientador”. Ao todo são 221 vagas em todo país para consultores que vão orientar donos de pequenos negócios na tomada de crédito, com foco em linhas do Banco do Brasil voltadas especificamente para o segmento. As inscrições podem ser feitas no portal do Sebrae: www.sebrae.com.br

O primeiro edital, lançado em fevereiro, selecionou 289 consultores. Entre os pré-requisitos para participar, os interessados precisam ser aposentados, terem no mínimo 60 anos e possuírem pelo menos dez anos de experiência em análise de crédito e atendimento à pessoa jurídica. O processo de credenciamento terá três etapas: inscrição; habilitação e qualificação técnica; e treinamento e avaliação do uso da ferramenta operacional - plataforma que será utilizada no trabalho dos consultores.

A expectativa é que 37 mil micro e pequenas empresas sejam atendidas por esses consultores até o fim do ano – até o momento, um total de 6 mil empresas já receberam atendimento nas etapas preliminares do projeto, que preparam os empresários para receber atendimento do profissional credenciado pelo Projeto ‘Senhor Orientador’. 

Contaremos com esses profissionais experientes no mercado para avaliar a capacidade de endividamento das empresas e orientar os empresários na obtenção de capital de giro. Apoiar o pequeno negócio neste momento de retomada da economia é fundamental, mas deve ser feito de maneira consciente, com riscos calculados, minimizando a chance de inadimplência dessas empresas”, explica o presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos.

Bahia e Santa Catarina já preencheram as vagas previstas para os seus estados no edital anterior, por isso, não entram nessa nova seleção. As vagas estão assim divididas: Rio de Janeiro (17), São Paulo (17), Amazonas (12), Rio Grande do Sul (12), Ceará (12), Goiás (12), Mato Grosso (10), Pará (10), Maranhão (9), Minas Gerais (9), Paraná (9), Pernambuco (8), Acre (8), Amapá (8), Distrito Federal (8), Mato Grosso do Sul (8), Roraima (8), Rio Grande do Norte (7), Rondônia (7), Paraíba (6), Alagoas (5), Espírito Santo (5), Piauí (5), Sergipe (5) e Tocantins (4).

Como funciona

O ‘Senhor Orientador’ deu início à fase de operação do programa ‘Empreender Mais Simples: menos burocracia, mais crédito’, convênio assinado em janeiro entre o Sebrae, o Governo Federal e o Banco do Brasil com o objetivo de simplificar a gestão de micro e pequenas empresas e orientar o financiamento a empresários. É prevista a liberação do montante total de R$ 8,8 bilhões para capital de giro pelo banco.

O empresário interessado em obter esse crédito deve procurar o Sebrae em seu estado. Ele será encaminhado a um dos consultores credenciados no ‘Senhor Orientador’ para realizar diagnóstico da empresa e avaliar se o financiamento é a melhor solução para o negócio. A consultoria será presencial e remunerada, com duração de quatro horas. Cada consultor poderá atender até 200 empresas. Os selecionados firmarão contrato com o Sebrae até dezembro de 2018.

Nenhum comentário: