terça-feira, 4 de abril de 2017

Sebrae/RJ lança o programa “Cidades Empreendedoras”

O Sebrae/RJ lança em 11 municípios do Estado do Rio de Janeiro o programa “Cidades Empreendedoras”, que tem como objetivo engajar a gestão pública e lideranças locais para que sejam criadas e implantadas políticas públicas voltadas para micro e pequenas empresas, melhorando assim o ambiente empresarial das regiões.

Em formato de um game, o programa funcionará da seguinte forma: em cada município será criado um comitê gestor formado por secretários municipais de governo, fazenda, administração, planejamento, saúde, meio ambiente, educação, agentes de desenvolvimento, procuradoria, controle interno, lideranças empresariais, representantes do legislativo local e coordenadores regionais do Sebrae/RJ, que se reunirá mensalmente para deliberação e aprovação das ações a serem implantadas.

Ao longo do ano, também serão realizadas quatro importantes reuniões com cada prefeito, para que essas ações sejam acompanhadas e ajustadas passo a passo. Por se tratar de um jogo, os municípios estarão competindo em tempo real e, ao final do programa, serão classificados pelo seu desempenho. Todas as informações, painéis e relatórios estarão disponíveis em uma ferramenta virtual, aberta ao público para consulta.

Os municípios que irão participar são: Nova Friburgo, Três Rios, Angra dos Reis, Araruama, Duque de Caxias, Itaperuna, Macaé, Niterói, Nova Iguaçu, Petrópolis e Volta Redonda.

Segundo pesquisa do “Data Sebrae”, essas regiões totalizam cerca de 230 mil empresas registradas no Estado do Rio de Janeiro, que corresponde a 22% da atividade empresarial fluminense.

Para participar foram levados em consideração os seguintes critérios: status de lei geral (do microempreendedor) municipal implementada; densidade empresarial e ambiente favorável para desenvolvimento do programa.

Expectativas

As expectativas do “Programa Cidades Empreendedoras” são:

• Inserir a temática da micro e pequena empresa no PPA de cada município participante, assegurando que os pequenos negócios façam parte da agenda de governo;

• Apoiar o desenvolvimento de políticas públicas municipais para a diminuição do tempo para abertura de empresas;

• Aumentar o percentual das compras governamentais com micro e pequenos fornecedores;
• Apoiar os municípios no cumprimento do percentual exigido por lei de 30% da compra da merenda escolar feita pelo agricultor familiar regional;

• Disseminar o intraempreendedorismo junto aos gestores e lideranças públicas municipais e;
• Apoiar a implementação e qualificação das salas do empreendedor nos municípios fluminenses.

O lançamento do programa será no dia 04 de abril, com a primeira reunião executiva sendo realizada no município de Nova Iguaçu. Em Nova Friburgo, a data de lançamento do programa “Cidade Empreendedora” deve ser decidida nas próximas semanas.

Nenhum comentário: