domingo, 30 de abril de 2017

Secretaria de Cultura de Cordeiro lança Projeto Mala do Seu Lobato

Ação será desenvolvida em parceria com a Secretaria de Educação

É incontestável que a leitura é um dos hábitos mais saudáveis para a mente humana, capaz de fazer com que as pessoas enriqueçam seus conhecimentos, ao mesmo tempo em que viajam através das páginas de um bom livro. E foi exatamente com o intuito de estimular a criançada cordeirense a desenvolver o prazer da leitura que a união entre as secretarias de Educação e Cultura de Cordeiro promoveu recentemente o lançamento do Projeto Mala do Seu Lobato.


Numa ação elogiada pelos profissionais de educação e amantes da literatura infantil, o ‘universo mágico’ de Monteiro Lobato, considerado um dos mais importantes escritores infanto-juvenis da história brasileira, será apresentado com um formato lúdico, através de uma mala reunindo fantoches, estandarte, avental de contação de histórias e uma pasta didática contendo material para elaboração de atividades, livros e DVDs, tudo para oportunizar o repasse das histórias do sítio às crianças.

Entusiasta do tema e empolgado com mais uma ação cultural que promete obter sucesso, o artista Cássio Campos, diretor de Cultura de Cordeiro, avaliou o projeto. “Entendo que estimular o hábito de leitura seja uma tarefa rotineira na educação das crianças. Por ter a educação como nossa menina dos olhos, nós da Secretaria de Cultura acreditamos que é nosso dever, em parceria com a Secretaria de Educação, incentivar e fomentar cada vez mais essas boas práticas”, colocou Cássio Campos.

O lançamento da ‘Mala do Seu Lobato’ também envolveu orientadores pedagógicos e agentes de leitura de Rede Municipal de Ensino, que receberam da equipe da Secretaria Municipal de Cultura orientações sobre o projeto e assistiram um vídeo do Programa Retrovisor, do Canal Brasil, produzido em parceria com o Ministério da Cultura. As imagens abordam Monteiro Lobato com a intenção de ampliar os conhecimentos sobre o autor. Na última parte da apresentação, duas turmas do Pré Escolar Cantinho Encantado visitaram a Biblioteca Municipal e ouviram histórias contadas por Cássio Campos e pela voluntária Lyvia Stael.

Não menos entusiasmado com a iniciativa, o secretário de Educação acredita que essa parceria com a Cultura já deu certo. “Criar espaços diferentes para esse momento é um desafio que devemos ter em mente. A leitura deve sempre estar associada às descobertas, às fantasias, às magias e ao prazer. Esse é o nosso desafio: criar condições para que nossas crianças sejam leitoras comprometidas com o universo literário”, expôs o professor Luiz Antônio Cavalheiro.

Nenhum comentário: