segunda-feira, 8 de maio de 2017

Assistência Social de Nova Friburgo lançará projeto ligado ao programa Bolsa Família

A Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Trabalho informou que lançará em breve um novo projeto, desta vez ligado ao programa Bolsa Família. O município recebe uma verba mensal relativa a cada beneficiário e o objetivo é que o recurso seja revertido às próprias famílias e, até, então, nenhuma ação era desenvolvida pelo município nos últimos anos nesse sentido. De acordo com a secretaria, a verba é destinada à implantação de ações junto ao público-alvo, com atividades que agreguem valor e motivem a saída dessas pessoas do programa.

O objetivo é, portanto, promover a qualificação e a capacitação das famílias beneficiárias. A oferta deverá incluir cursos técnicos profissionalizantes em variadas áreas. Para tanto, a secretaria frisou que será feita uma grande campanha, com o intuito de atrair os interessados em participar.

Para ser beneficiário do programa há de se comprovar uma renda per capita de R$ 170. Existem atualmente cinco mil famílias inscritas no Bolsa Família em Nova Friburgo, e isso representa aproximadamente R$ 800 mil/mês injetados na economia da cidade.

No entanto, a proposta é inserir essas famílias no mercado de trabalho, para que possam deixar o programa e oportunizar o benefício a outras famílias carentes e ainda não contempladas. O recurso é depositado todos os meses com este fim e, segundo a secretaria, não aplicá-lo da forma como deve, contribui para um retrocesso, uma vez que realocar essas famílias no contexto do mercado de trabalho e renda significa incrementar o desenvolvimento econômico do município.

Conforme explicou Christiano Huguenin, secretário da pasta, o trabalho já está em curso e a previsão de início é o segundo semestre do ano. “O projeto dirigido ao público do Bolsa Família representa um incentivo para que possamos fomentar a nossa economia. Acreditamos que a demanda será bastante positiva e um grande avanço para Nova Friburgo”.

Nenhum comentário: