quarta-feira, 17 de maio de 2017

Banco de Leite de Nova Friburgo promoverá evento em celebração ao Dia Mundial de Doação de Leite Humano

 No próximo dia 19 de maio será comemorado o Dia Mundial de Doação de Leite Humano e, para celebrar a data, o Banco de Leite Humano do Hospital Maternidade Doutor Mario Dutra de Castro realizará um evento no dia 17, a partir das 14h. Na ocasião será oferecido lanche às mães doadoras de leite, além de orientação sobre aleitamento materno e a importância da amamentação no desenvolvimento dos bebês.

Além de homenagear as mães que praticam esse gesto tão simples e valioso, o evento também pretende estimular a doação de leite materno e promover debates sobre a importância do aleitamento e da doação de leite humano. Atualmente Nova Friburgo conta com apenas 16 doadoras de leite humano, número considerado baixo, mas que tem dado conta de suprir a demanda do município. Vale ressaltar que o material necessário para a coleta é fornecido gratuitamente e o Banco de Leite também busca a doação em casa semanalmente.

Outras informações sobre amamentação e doações para o Banco de Leite de Nova Friburgo podem ser obtidas no próprio Hospital Maternidade Doutor Mário Dutra de Castro, localizado na Travessa Antônio Fernandes Moreira 12, no Centro, ou então pelo telefone (22) 2522-9245.

O Dia Mundial de Doação de Leite Humano

A data foi definida durante o V Congresso Brasileiro de Bancos de Leite Humano e o I Fórum de Cooperação Internacional em Bancos de Leite Humano, realizados em setembro de 2010, em Brasília, quando foi elaborada a Carta de Brasília 2010, documento assinado por representantes dos 23 países integrantes da rede.

A carta instituiu 19 de maio como data comemorativa do Dia Mundial da Doação de Leite Humano, reconhecendo a primeira Carta de Brasília, assinada em 19 de maio de 2005, como marco histórico e pedra fundamental da criação da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (rBLH) nos países signatários.

Vantagens da amamentação para o bebê e para a mãe

Segundo o Ministério da Saúde, o leite materno é um dos fortes aliados no combate à mortalidade infantil. Só na última década, a taxa caiu praticamente pela metade (47%) no país. A amamentação nos seis primeiros meses de vida ajuda a salvar, por ano, mais de seis milhões de bebês em todo o mundo. Durante esse período, o bebê que mama no peito não precisa de nenhum outro alimento e nem de líquidos, já que o leite materno é completo, sacia a sede, a fome e possui todos os nutrientes necessários para que ele cresça e se desenvolva de forma forte e saudável.

Já a mulher, ao amamentar, perde mais rápido o peso que ganhou durante a gestação, fica protegida de diversas doenças, diminui o sangramento do útero (que ocorre por um período após o parto), prevenindo anemia, reduzindo as chances de desenvolver osteoporose, câncer de mama, útero e ovário. Além disso, a amamentação estimula a aproximação e intimidade com o filho, dando segurança a ele.

Benefícios da doação de leite materno

O leite humano doado ajuda tanto a mãe que não o tem para amamentar quanto àquelas que têm em excesso e podem ser prejudicadas com isso. Esta doação alimenta bebês prematuros ou de baixo peso que seguem internados em unidades de terapia intensiva neonatal ou estão em tratamento de patologias diversas. Ela também traz benefícios para a mulher que doa seu leite excedente, pois evita a inflamação nos seios (que ocorre nos ductos galactíferos), conhecida como mastite.

Nenhum comentário: