sexta-feira, 26 de maio de 2017

Cordeiro se mobiliza na luta contra a exploração sexual infantil

Mobilizar a sociedade no combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Assim o CMDCA de Cordeiro (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) – numa parceria com Conselho Tutelar, CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) e secretarias de Assistência Social e Educação – realizou no último sábado, 20, na sede da Sociedade Musical Fraternidade Cordeirense um evento alusivo ao tema cuja participação popular foi significativa.

Representando o CMDCA, coube ao presidente da entidade, Carlos Pinto, abrir oficialmente as apresentações. Ele repassou mensagem aos pais e responsáveis relatando a fundamental importância do engajamento de todos na disseminação do assunto e na resolução dos problemas que, na maioria das vezes, ocorrem no seio familiar, gerando danos físicos e psicológicos graves às crianças e adolescentes. “Precisamos ter coragem e responsabilidade para falar sobre esse tema abertamente e evitar que tais absurdos ainda façam parte do cotidiano de nossa sociedade”, declarou.

Num dos momentos mais importantes da tarde, mostrando a seriedade com a qual os fatos devem ser encarados, a palavra foi concedida ao coordenador do CREAS, Robson Teixeira, que ao lado da assistente social Flávia Oliveira proferiu uma esclarecedora palestra. Com uma linguagem popular, imagens ilustrativas e até um desenho animado bastante chamativo e didático, a dupla conseguiu manter uma interação interessante com o público, que ao final da explanação aplaudiu de pé.


Na sequência, diversas apresentações de canto, dança e teatro ditaram o ritmo da ação, dando ainda mais ênfase à temática abordada. Marcaram presença alunos da APAE, sob orientação do secretário de Cultura local, Cássio Campos; Instituto de Educação Inocêncio de Andrade; CIEP Oswaldo Cruz; Grupo de Teatro da Igreja Metodista do Retiro Poético; Escola Constança Soares Teixeira; o recreador e animador cultural Zica; Grupo de Teatro da Escola Municipalizada Rodolfo Gonçalves; Escola Municipal Zuleika Judice de Matos Rodrigues; Igreja Metodista Central; Escola Municipal Rita Cabral Pinto; e Escola Municipal José Pinho de Carvalho.

A união de esforços da ação ficou ainda mais evidente com a participação de diversas autoridades locais, entre as quais do presidente da Câmara, Elielson Francinha; secretário de Educação e Cultura, Luiz Antonio Cavalheiro; diretor de Cultura, Cássio Campos; representante da PM, capitão Jocélio Bezerra; diretora pedagógica da Secretaria de Educação, Maria Auxiliadora Carrielo; secretário de Esporte e Lazer, Jairo Amaral; subsecretário de Assistência Social e Direitos Humanos, Marcelo Corrêa; e Lúcia Seguro, secretária executiva do CMDCA e mestre de cerimônias, que finalizou o evento solicitando a integração de todos para reduzir a violência que ainda afeta crianças e adolescentes. “Trata-se de uma luta de todos nós”, conclamou.

Nenhum comentário: