domingo, 14 de maio de 2017

Dia Nacional da Luta Antimanicomial será lembrado em Nova Friburgo

Shows e eventos serão realizados na Via Expressa e na Estação Livre

O Dia da Luta Antimanicomial foi instituído em 1987, durante um congresso de profissionais de saúde mental como uma forma de protesto contra os tratamentos desumanos geralmente adotados nos manicômios.

A nossa luta é para oferecer aos portadores de transtornos mentais tratamento de qualidade e humanizado. A internação só dever ser usada como último recurso, quando forem esgotadas todas as possibilidades de tratamento convencional. E deve ser por um período curto”, esclareceu a coordenadora de Saúde Mental da Secretaria de Saúde de Nova Friburgo, Roberta de Almeida Garcia, acrescentando que “entendemos que existem maneiras mais interessantes de tratar os portadores de transtornos, que produzem efeitos mais positivos na vida dessas pessoas sem perder seus laços familiares e comunitários”.

E para conscientizar a população, a Prefeitura realizará eventos relativos ao assunto. No dia 16 de maio haverá o show da Banda Harmonia Enlouquece, às 13h30, na Via Expressa. A banda é composta por pacientes e profissionais do Centro Psiquiátrico Rio de Janeiro (CPRJ) e tem várias composições próprias tendo, inclusive, participado de novelas da Rede Globo.

No dia 17 acontecerá um evento, das 9h às 15h,  na Estação Livre, com oficinas, apresentações poéticas e artísticas dos usuários, familiares e profissionais da Saúde Mental, oficinas de música, de corpo e shows diversos.

Nenhum comentário: