terça-feira, 9 de maio de 2017

Secretaria Municipal de Assistência Social anuncia incremento de novos e importantes projetos para o setor

A Prefeitura de Nova Friburgo começa a investir pesado nos projetos para o bicentenário da cidade, em 2018, e para tanto já começou a alinhar algumas ações relevantes para o município, com destaque para a área social.

A Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos e Trabalho anunciou na última quinta-feira, 4, dois importantes programas que foram incluídos no Plano Plurianual (PPA), e deverão ser implantados no próximo ano, deixando um grande legado para os 200 anos da cidade.

Um deles trata da criação de um “Centro Pop”, que funcionará como um centro de referência especializado na população em situação de rua. O plano de trabalho está em andamento e o objetivo é que a iniciativa propicie atingir o número zero no que diz respeito a esse público – ou seja, Nova Friburgo não terá, de acordo com o que propõe a secretaria, pessoas que reflitam o quadro de abandono.

Além do abrigamento – com alimentação e banho – o espaço disponibilizará ainda uma equipe de profissionais que prestará atendimento quanto à questão social, a fim de identificar a origem do abrigado, localizar as famílias e também realizar o encaminhamento do interno, caso se faça necessário, aos centros especializados da rede municipal como unidades de saúde.

De acordo com o secretário da pasta, Christiano Huguenin, “a ideia é encontrar um local mais distante da região central da cidade para desenvolver o trabalho, com o objetivo de viabilizar outras ações de cunho social e interação entre os moradores, visando tirá-los da área de risco e retorno à antiga realidade”.

O secretário ainda acrescentou um segundo projeto: um programa de acompanhamento social das famílias que possuem algum parente com deficiência e que se encontre dentro do tratamento de proteção especializado. A partir daí será feita uma avaliação para saber se há inscrição dessas pessoas nos cadastros para recebimento de benefícios, e ainda se estão incluídos no programa Conduz – reativado recentemente e agregado à pasta –, para realizar o serviço de transporte de deficientes carentes até as instituições e clínicas do município.

Huguenin declarou que em apenas dois meses à frente da secretaria já retomou importantes projetos e colocou em estudo outros tantos que farão significativa diferença no que tange ao incremento da área social de Nova Friburgo. E anunciou que, em breve, serão informados à população muitos outros trabalhos em desenvolvimento pelas equipes designadas a cada pauta.

Nenhum comentário: