domingo, 25 de junho de 2017

Cordeiro é representado em Fórum Artístico

Secretário e Diretor de Cultura estreitam laços culturais na região

Cordeiro esteve presente na terça-feira, dia 20, no I Fórum Estadual dos Segmentos Artísticos, realizado no Teatro Laércio Rangel Ventura, em Nova Friburgo. Secretário e diretor de Cultura, Luiz Antônio Zica Medeiros e Cássio Campos, respectivamente, representaram a ‘Cidade Exposição’ num momento importante do cenário estadual, quando houve o debate das ações culturais no território fluminense.

Prestigiado pelo secretário estadual de Cultura, André Lazaroni, o Fórum é um instrumento de contribuição na implementação de diretrizes da política estadual. Houve a abordagem de temas atuais e análise dos planos setoriais de artes cênicas – incluindo dança, teatro e circo – música, audiovisual, patrimônio e museus. “Foi a prévia do Fórum Estadual, previsto para agosto, quando essas políticas serão esmiuçadas visando o fortalecimento da cultura no estado”, conta Zica, secretário de Cultura de Cordeiro.

Ainda segundo Zica e Cássio – que aproveitaram o ensejo para estreitar os laços das ações culturais com as cidades serranas – essa integração caminha no sentido de promover uma unificação de pensamentos para apoiar integralmente os artífices da cultura popular na Região Serrana. “O fortalecimento das artes vem pelo diálogo, que se torna mais produtivo e positivo quando alinhavamos políticas públicas eficazes para esse setor, que é fundamental para a sociedade. Afinal, não se pode conceber nosso cotidiano se a presença da cultura”, emendou o secretário.

O momento de debates do Fórum realizado em Nova Friburgo também aproximou os ativistas da região onde Cordeiro está inserido, que abriga ainda os municípios de Macuco, Cantagalo, Santa Maria Madalena e São Sebastião do Alto, que também enviaram representantes e comungaram da ideia de se montar uma agenda comum, capaz de ofertar aos militantes da cultura um intercâmbio de experiências e vivências, além da possibilidade de haver uma troca de eventos culturais entre si. “Seria ótimo mostrarmos nossa arte enquanto recebemos as formas de arte da vizinhança”, relata Cássio Campos, que também é oriundo do teatro e defende as ações.

Também participaram do Fórum Paulo Sérgio Negrão, representante do Ministério da Cultura; Cleise Campos, presidente do Conselho Estadual de Cultura; Nara Zeituni, conselheira da Regional Serrana; Patrick Nogueira, representante dos artistas da região; e o vereador cordeirense Amilton Biti, que integra a Comissão de Cultura da Câmara de Cordeiro e tem uma relação de amizade com o secretário André Lazaroni. “É nosso dever enquanto legisladores acompanhar as demandas da cultura e nos situar sobre o que há de novo acontecendo”, comentou Biti.


Nenhum comentário: