domingo, 25 de junho de 2017

Jornada de Capacitação das Políticas Públicas de Saúde LGBT é realizada em Nova Friburgo

Na última quinta-feira, 22, o Centro de Cidadania LGBT Serrana Hanna Suzart promoveu no espaço da Sala de Educação Permanente da Secretaria Municipal de Saúde a Jornada de Capacitação das Políticas Públicas de Saúde LGBT.


O evento teve como objetivo qualificar, informar e formar os profissionais da área de saúde sobre a temática da diversidade sexual e de gênero, do enfrentamento à LGBTfobia e da promoção e garantia dos direitos humanos e cidadania.

A formação de profissionais sobre a temática para um atendimento mais humanizado, acolhedor, livre de discriminação, restrição ou negação de direitos em virtude da orientação sexual e identidade de gênero foram algumas das pautas do encontro.

A população LGBT, também usuária dos serviços de atendimentos de saúde, tem apresentado demandas da área que, para serem acessadas, necessitam do encaminhamento do Centro de Cidadania. Daí a importância de estimular discussões sobre os protocolos.

O equipamento conta com a parceria das coordenações de Promoção da Saúde, da Saúde da Pessoa Idosa e da Educação Permanente em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde. A jornada será seguida de outros encontros.

A iniciativa busca estabelecer ações que fortaleçam o respeito aos direitos da cidadania LGBT e diversidade sexual e de gênero dentro das instituições públicas, produzindo estratégias de difusão de informação e de comunicação social.

O Centro de Cidadania LGBT é dotado de um serviço de acolhimento e atendimento jurídico, social, psicológico e também fontede informação, visando atender não somente a população alvo, mas familiares e amigos vítimas de discriminação e violência homofóbica.

Os serviços são mantidos pela Prefeitura de Nova Friburgo em parceria com o Programa Estadual Rio Sem Homofobia da Secretaria Estadual de Direitos Humanos e Políticas para Mulheres e Idosos. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 2523-7907.

Nenhum comentário: