quarta-feira, 28 de junho de 2017

Espaço de Memória da UFF: Contando a história de Nova Friburgo e da Odontologia

O Instituto de Saúde de Nova Friburgo (ISNF) inaugurou nesta terça-feira, 27, o Espaço de Memória Professor Cresus Vinicius Depes de Gouvêa, que reúne a história de Nova Friburgo e da odontologia. A iniciativa faz parte dos preparativos para o aniversário de 200 anos do município, em 16 de maio de 2018.

O Espaço foi financiado pela pró-reitoria de extensão da Universidade Federal Fluminense (UFF), que tem uma parceria institucional firmada com a Prefeitura de Nova Friburgo através da Secretaria Municipal de Cultura.

Esse espaço vai ser importantíssimo porque vai mostrar a evolução da odontologia com peças raríssimas. Além disso, os visitantes poderão conhecer melhor a história da cidade, uma vez que a exposição será permanente em um lindo casarão da época do império”, disse Amauri Favieri, diretor do ISNF.

Esse é um espaço cultural, de resgate da história de Nova Friburgo, da odontologia e da antiga Fonf, atual UFF. Foram doados equipamentos de clínicas de odontologia do Brasil inteiro para formar um memorial, que pode se tornar, futuramente, o museu da odontologia. Nossa intenção para os 200 anos é transformar o que hoje é um espaço de memória em um espaço aberto à visitação do público”, declarou Marcos Marins, secretário municipal de Cultura.

No Espaço de Memória serão organizadas visitas guiadas e gratuitas, além da exposição de equipamentos, documentos, mobiliário de gabinetes odontológicos, peças e fotos que pretendem mostrar a evolução da odontologia.

Nenhum comentário: