domingo, 11 de junho de 2017

Governo Municipal incentiva o esporte amador nas comunidades friburguenses

O esporte amador que movimenta pessoas comuns de diversas comunidades, que cria lazer e atividade física, é tratado pela secretaria municipal de Esportes e Lazer da Prefeitura de Nova Friburgo com prioridade. O secretário de Esportes, Waldemir Caetano Veloso deu três exemplos que estão acontecendo na cidade: a Copa Integração de Futsal de Nova Friburgo, a Copa Outono de Futebol Society e outra copa de futsal que iniciará em Nova Suíça.


A secretaria de Esportes da Prefeitura entra com a estrutura, quadra, bolas e iluminação, enquanto que pessoas comuns da comunidade, como André Carestiato, entregam sua dedicação e amor pelo esporte na organização desses eventos. André não é professor de educação física, mas desenvolve atividades esportivas há 20 anos. Segundo disse, ele criou a Associação Rural de Clubes Amadores de Nova Friburgo, a Arcanf, em 2009. Traz a experiência de ter promovido quatro outros campeonatos, de 2008 a 2011, todos com finais no Friburguense Atlético Clube.

Hoje, André está realizando, em parceria com a secretaria de Esportes, a Copa Integração de Futsal de Nova Friburgo. Iniciada em abril, a copa está na primeira fase, que vai até julho. Das oito equipes participantes, de várias comunidades friburguenses, como Riograndina, Varginha e Olaria, classificam-se quatro. As semifinais e final está prevista até agosto.

As partidas são realizadas no Ginásio Municipal de Conselheiro Paulino, o Alberto da Rosa Pinheiro, todas as terças-feiras, quintas e sextas, às 21h. A entrada é aberta a todos.

A Copa Integração de Futsal reúne cerca de 100 pessoas, dentre jogadores, equipe técnica e arbitragem. As oito equipes que participam são a Hortifazenda, Porto, Manster, Asura, Toca, Furação, Ousadia – Alegria e River. A equipe Hortifazenda está na liderança até o momento, com nove pontos. Em segundo lugar está a Porto, com oito pontos e em terceiro está Asura, com três.

Segundo o secretário de Esportes da Prefeitura de Nova Friburgo, Waldemir Caetano, apoiar iniciativas como essa copa é fundamental para as comunidades, pois proporciona lazer e tira da ociosidade muitos jovens. Além da Copa de Integração de Futsal, Waldemir declarou que está acontecendo, simultaneamente, a Copa Outono de Futebol Society, no campo do Nova Suíça, o Pé na Bola. “Essa copa é realizada, também, pelo André Carestiato”.

André, inclusive, anunciou que terá início a Copa de Futsal do Cordoeira, no ginásio poliesportivo da comunidade. De acordo com Waldemir Caetano, “o ginásio estava, praticamente, parado e, hoje, está pronto para receber qualquer atividade esportiva. Fizemos reforma da iluminação e da pintura”.

Nenhum comentário: