segunda-feira, 24 de julho de 2017

Vacina contra hepatite B já está disponível para a população em Nova Friburgo

Dia Mundial de Combate às Hepatites será lembrado em Nova Friburgo

O 28 de julho, Dia Mundial de Luta contra Hepatites Virais, é uma oportunidade para que os municípios articulem e implementem estratégias planejadas para a sensibilização e alcance de toda população para a importância de atualizar o esquema vacinal contra hepatite B, através de uma ação simples, de baixo custo, fácil acesso e comprovadamente eficaz para a prevenção. O Ministério da Saúde, através do seu Departamento de IST/AIDS e Hepatites Virais, em parceria com os estados e municípios, inicia a promoção de ações de conscientização e cuidado frente às hepatites virais propondo ações que estimulem a vacinação contra a hepatite B.

Independentemente da idade e/ou condições de vulnerabilidade, esta deverá ser uma ação continuada, a fim de que se amplie as coberturas vacinais nas diversas faixas etárias, após os primeiros anos de vida. Além da vacinação contra a hepatite B, haverá também outras medidas de prevenção combinada como uso de preservativos masculinos e femininos para evitar a transmissão sexual, uso de materiais pérfuro-cortantes descartáveis e a realização de triagem pré-natal para hepatite B, evitando assim a transmissão vertical - principal forma de perpetuação de novos casos de infecção crônica no mundo.

No Brasil, as hepatites virais mais comuns são as causadas pelos vírus A, B e C. Milhões de pessoas  são portadoras dos vírus B ou C e não sabem. Elas correm o risco de as doenças tornarem-se crônicas e causarem danos mais graves ao fígado, como cirrose e câncer.

Em grande parte dos casos, as hepatites virais são doenças silenciosas, e quando os sintomas aparecem, a doença já está em estágio avançado. Os sintomas mais comuns são febre; fraqueza; mal-estar; dor abdominal; enjoo/náuseas; vômitos; perda de apetite; urina escura; icterícia (olhos e pele amarelados) e fezes esbranquiçadas.

Para saber se existe a necessidade de realizar exames que detectem as hepatites há de se observar se a pessoa já foi exposta a situações, como contágio fecal-oral: condições precárias de saneamento básico e água, de higiene pessoal e dos alimentos (vírus A e E); transmissão sanguínea: praticou sexo desprotegido, compartilhou seringas, agulhas, lâminas de barbear, alicates de unha e outros objetos que furam ou cortam (vírus B, C e D); transmissão sanguínea: da mãe para o filho durante a gravidez, o parto e a amamentação (vírus B, C e D).

Em Nova Friburgo, a oferta de vacina contra hepatite B já está disponível para a população geral. Vale ressaltar a importância de se completar o esquema vacinal com as três doses necessárias.

Além da vacinação, que já faz parte da rotina nas unidades de saúde, serão disponibilizados também os testes rápidos de triagem para hepatite B e C, na Policlínica Centro Dr. Sylvio Henrique Braune, segundo o cronograma a seguir:

2ª feira – 24/07: das 13h às 16h30
3ª feira – 25/07: das 8h às 12h e das 13h às 16h30
Neste dia, das 9h às 15h, os testes também estarão disponíveis na ESF de Campo do Coelho.
4ª feira – 26/07: das 8h às 12h e das 13h às 16h30
5ª feira – 27/07: das 13h às 16h30
6ª feira – 28/07: das 8h às 12h e das 13h às 16h30

Nenhum comentário: