quarta-feira, 5 de julho de 2017

FIRJAN participa da Fevest Festival e contribui para o desenvolvimento da moda de Nova Friburgo e região

Entre os dias 5 e 9 de julho, Nova Friburgo recebe a 27ª edição da Fevest Festival, mais importante feira brasileira do setor de moda íntima, praia, fitness e matéria-prima. Assim como em todos os outros anos, o Sistema FIRJAN apoia o evento, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento do setor e a geração de negócios para as empresas da região.

Pelo terceiro ano, alunos do SENAI Espaço da Moda participam do projeto Novos Talentos e vão apresentar seus trabalhos durante o evento. O objetivo é mobilizá-los a criar peças inovadoras seguindo tendências de design, modelagem e funcionalidade de materiais. Com o tema “sustentabilidade”, eles criaram roupas com linhas, bojos e tecidos que, a princípio, seriam descartados. A ideia é conscientizar empresários e outros participantes da feira sobre a importância da reciclagem de materiais. 

Dos 15 looks, três vão participar do desfile de abertura da Fevest, sendo dois escolhidos pelo voto popular nas redes sociais e o terceiro, pela produtora do desfile. Todas as criações farão parte de uma exposição durante a Feira e serão levadas para o SENAI Espaço da Moda, onde ficarão expostas por um ano.

O Sistema FIRJAN também estará presente em todo o evento promovendo ações com os empresários para divulgar o – recentemente lançado – selo Moda Rio, que vem com a proposta de fortalecer a indústria da moda no estado. Esse movimento tem o objetivo de valorizar tudo o que for criado pela cadeia da moda do Rio, destacando o lifestyle carioca, a criatividade e o papel do estado como vitrine fashion para o país e o mundo. Uma identidade criada para potencializar e badalar o setor da moda do Rio e facilitar seu reconhecimento. 

Além da Federação, a iniciativa conta com o apoio da Vogue, ABIT, SENAI, Instituto Rio Moda e Babilônia Feira Hype para promover todos os setores do universo fashion fluminense dentro e fora do país.

Ainda na ocasião, a FIRJAN vai lançar uma nova oportunidade de capacitação para empresários, com o objetivo de elevar a competitividade de seus negócios. Através do Programa de Apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Indústrias (Procompi), empresas de lingerie e de joias e bijuterias terão a oportunidade de participar de um projeto de desenvolvimento de uma coleção única que vai unir os dois setores. Para isso, eles vão contar com workshops e consultorias especializadas em, por exemplo, estilo, acesso a mercado, tendência e qualidade. As peças criadas serão apresentadas na próxima edição da Fevest.

A FIRJAN também levará para a feira o Moda Friburgo. Um programa de capacitação e fomento da competitividade da cadeia produtiva da Indústria da Moda na cidade, lançado em parceria entre as instituições do Sistema Indústria e associações da sociedade civil local. O programa, idealizado pelo Sindvest, é o primeiro realizado em conjunto entre as instituições SENAI, SENAI CETIQT e SEBRAE e a expectativa é transformar o Moda Friburgo em um projeto piloto para outras regiões e setores no Brasil. O programa tem como principal objetivo viabilizar ao Polo de Friburgo e região a oferta de produto e conteúdo de todas as entidades envolvidas ao mercado local por meio de canais de negócio do Moda Friburgo. Durante o evento haverá um estande do programa para esclarecer dúvidas e realizar matriculas com preços promocionais.

A Fevest é uma realização do Sindvest (Sindicato das Indústrias do Vestuário de Nova Friburgo e Região), promovida pelo Sistema Firjan e Sebrae, com o apoio do Conselho da Moda, Prefeitura de Nova Friburgo, Nova Friburgo Country Clube, Abit; e organização da Teia de Eventos.

Nenhum comentário: