quarta-feira, 5 de julho de 2017

Montanhas da cidade compõem a logomarca dos 200 anos de Nova Friburgo

Entre tantos pontos característicos do município, a pedra das Catarinas, localizada no bairro Vale dos Pinheiros, foi o cenário escolhido para compor a logomarca dos 200 anos, símbolo oficial da Prefeitura de Nova Friburgo nas comemorações pelo bicentenário da cidade.


Próxima ao centro da cidade, a pedra das Catarinas forma uma belíssima silhueta com suas três formações rochosas, popularmente conhecidas como Catarina Mãe (à direita), Catarina Filha (ao centro) e Catarina Pai (à esquerda). A pedra da Catarina Mãe está a 1.430 metros de altitude e recebeu este nome em homenagem a uma das embarcações à vela chamada Chaterine, que trouxe a Nova Friburgo os primeiros colonizadores suíços, em 1819.

Visível em diversos pontos de Nova Friburgo, o cume da pedra Catarina Mãe também pode ser facilmente acessado com uma agradável caminhada, intensificada principalmente nos trechos finais, mais íngremes, constituídos por barro e com maior insolação devido à vegetação rasteira. Seu topo, que oferece vista privilegiada do centro da cidade e de diversos bairros, constantemente é palco de atividades como campismo e voo livre. A Catarina também tem incrível vista para o Pico da Caledônia (2.257 m) e Pedra do Imperador (1.419 m).


Além da pedra das Catarinas, a logomarca oficial também traz a representação do sol, a inscrição 200 anos e a frase ‘Cidade de Todos os Povos’, numa alusão à origem de Nova Friburgo, cidade formada por dez colônias: Suíça, Alemanha, Itália, Líbano, Japão, Espanha, Portugal, Áustria, Hungria e Pan-Africana.

A logomarca escolhida para os 200 anos de Nova Friburgo tem gerado uma certa polêmica, pois se por um lado recebeu aprovação por parte da população, de outro, a marca não agradou nadinha. Mas a isso chamamos democracia. O TNF entende, apenas,  que a escolha deveria ter passo pelo crivo popular,  pois ter sido selecionada por um seleto grupo não foi nada democrático.

Nenhum comentário: