sábado, 8 de julho de 2017

Grão mestre de muay thai Marcio Monnerat é homenageado pelo prefeito em alusão aos seus 40 anos de atuação no esporte

O prefeito Renato Bravo dedicou parte da sua agenda na manhã de quinta-feira, 6, para prestar uma singela homenagem ao grão mestre Marcio Monnerat, que este ano comemora 40 anos de atuação no mundo das artes marciais, com destaque especial para o Taekwondo, Full Contact, Boxe, Kickboxing e Muay Thai. Marcio Monnerat não é friburguense e não mora na cidade há quase 20 anos, mas deixou um grande legado e dezenas de ‘filhos’ do esporte, como Edson Barboza Junior e o mestre Anderson França, por exemplo.


Marcio Monnerat, que estava acompanhado da esposa Marta, foi recebido no gabinete do Palácio Barão de Nova Friburgo pelo prefeito Renato Bravo, o secretário de Esportes, Waldemir Veloso, o secretário de Serviços Públicos, Gilberto Salarini, e o chefe de Segurança da Prefeitura, Thadeu Aor, que também é professor e praticante de muay thai, e foi introduzido no esporte pelas mãos do grão mestre Marcio Monnerat.

Essa semente plantada pelo Marcio Monnerat lá atrás rendeu muitos frutos. Nova Friburgo é hoje reconhecida pelas artes marciais, somos uma fábrica de bons lutadores, de campeões do esporte e da vida. E o trabalho iniciado pelo mestre Marcio Monnerat foi importantíssimo para que a gente chegasse ao patamar de hoje”, declarou o prefeito Renato Bravo.

Como parte das homenagens, o grupo recebeu Marcio Monnerat vestido com uma camisa comemorativa em alusão aos 40 anos de atuação do grão mestre de muay thai no esporte. Renato Bravo também ofereceu a Marcio Monnerat um troféu como símbolo de sua trajetória brilhante e vitoriosa nas artes marciais.

O Marcio Monnerat talvez não tenha a noção exata da importância que ele teve e tem na formação de centenas de friburguenses. É emocionante ver a gratidão que o Edson Barboza e a família dele tem pelo trabalho desempenhado pelo mestre. Essa pequena homenagem que estamos prestando hoje a ele é um pequeno agradecimento por tudo que ele proporcionou ao esporte de Nova Friburgo”, disse Waldemir Veloso, secretário municipal de Esportes.

Hoje com 65 anos de idade, Marcio Monnerat chegou a Nova Friburgo em 1980 com a intenção de difundir a prática das artes marciais na cidade, que até então não contava com nenhum professor. Em 1993 iniciou o primeiro projeto social do município, oferecendo aulas de artes marciais e crianças e jovens carentes na quadra da Escola de Samba Imperatriz de Olaria. Entre tantos jovens atendidos, um deles, Edson Barboza Junior, encanta o mundo com a arte que aprendeu ainda criança com o grão mestre Marcio Monnerat. Também destacam-se outros alunos ilustres, como o reconhecido Anderson França.

A luta salvou a minha vida, então imaginei que pudesse mudar a de outras pessoas também. Se não fosse o esporte, hoje eu estaria preso ou morto. Meus pais não sabiam mais o que fazer comigo. Uma pessoa desequilibrada acaba desestruturando uma família inteira, uma sociedade. Comecei a treinar e minha vida mudou completamente”, afirmou o grão mestre Marcio Monnerat, visivelmente emocionado com a homenagem.

Chefe de segurança da Prefeitura, o professor e praticante de muay thai, Thadeu Aor, não esconde a admiração que nutre pelo grão mestre Marcio Monnerat e revela que através dos ensinamentos passados por ele lá atrás, norteia sua vida até hoje: “O mestre Marcio Monnerat foi fundamental na minha vida. Foi com ele que iniciei e me apaixonei pelo muay thai. Hoje não me vejo longe do esporte. Pretendo treinar enquanto meu corpo aguentar. Talvez o mestre não saiba, mas só consegui me adaptar à vida militar graças a rigidez dos treinos dele. Devo muito a ele e me sinto honrado de poder participar desse momento de reconhecimento a quem tanto fez e faz pelo esporte”, revelou Thadeu Aor.​

Nenhum comentário: