segunda-feira, 3 de julho de 2017

Profissionais e população discutem Plano Municipal de Saúde em Cordeiro

No último dia  27, o Centro de Inclusão Digital Dilta Feijó, na Secretaria de Educação de Cordeiro, sediou a II Reunião de Discussão do Planejamento Municipal de Saúde para o Quadriênio 2019/2022. Os profissionais de saúde tiveram como base dos debates os eixos que integram os planos Nacional, Estadual e Municipal de Saúde. “A partir desses eixos e ações planejadas, elaboraremos o Plano Plurianual (PPA), que estabelece as diretrizes, objetivos e metas a serem seguidos pelo Governo Municipal ao longo do período de quatro anos”, esclarece Vânia Huguenin, secretária de Saúde.



Durante o encontro foram debatidas diversas propostas para melhorar os serviços de saúde no município, tendo como alicerce o Plano Nacional de Saúde, que serve como base de orientação para a implementação de todas as iniciativas de gestão no Sistema Único de Saúde (SUS), explicitando os compromissos setoriais de governo, além de refletir, a partir da análise situacional, as necessidades de saúde da população e a capacidade de oferta pública de ações, serviços e produtos para o seu atendimento.

Ainda segundo Vânia Huguenin, o objetivo dos debates é fazer com que as propostas sejam criteriosamente analisadas pelos técnicos especializados, mas levando em conta a participação efetiva da população cordeirense, pois assim são aumentadas as chances de atender aos interesses comuns para os próximos quatro anos. “A opinião da população é fundamental. Vem dos munícipes cordeirenses a base para que conheçamos dados concretos de nossa realidade e montemos todo o planejamento necessário para suprir as carências do próximo quadriênio”, conta a secretária.

Para aumentar a possibilidade de eficiência do plano e fortalecê-lo conforme os anseios da população, além dos conhecimentos dos profissionais responsáveis pela gestão de saúde do município, haverá um chamamento popular para uma Audiência Ampliada, com integrantes do Conselho Municipal de Saúde, cujo intuito é gerar um aumento de sugestões que redundem em melhorias das ações.

 “Essas reuniões preliminares são realizadas internamente e as resoluções se juntarão às ideias da população numa reunião que deve ocorrer na segunda quinzena de julho. De posse de todas as informações e sugestões, partiremos para a composição e aprovação do documento pelo Conselho Municipal de Saúde”, concluiu Vânia.

Nenhum comentário: