quarta-feira, 9 de agosto de 2017

Parceria entre secretarias promove importante trabalho na área da saúde mental em Nova Friburgo

As Secretarias de Saúde e Assistência Social vêm intensificando um importante serviço interdisciplinar junto às pessoas com quadro de vulnerabilidade social e comprometimento psiquiátrico.

A equipe formada por um assistente social, um psicólogo e um psiquiatra realiza visitas que normalmente são demandadas pela comunidade ou Ministério Público, e após uma avaliação é feito o acionamento da rede de cuidados e acompanhamento. Havendo a necessidade, alguns casos podem ser encaminhados para abrigamento.


Outra parceria de sucesso é a formada pela coordenação de saúde mental e a Estratégia de Saúde da Família (ESF). O atendimento em conjunto se refere às pessoas com comprometimento psicológico e psiquiátrico. Neste caso, também são feitas visitas e posterior acompanhamento. O programa permite que a equipe da ESF se capacite cada vez mais para lidar com as questões relacionadas à saúde mental.

De acordo com Elaine Gomes, psicóloga e apoiadora matricial em Saúde Mental da Atenção Básica da Secretaria de Saúde, ambos os programas já existiam anteriormente, mas agora são vistos com um novo olhar. “Estamos realizando cerca de 30 atendimentos por mês, mas o objetivo é superarmos este número e conseguirmos fazê-los cada vez mais com maior eficiência”.

Nenhum comentário: