domingo, 23 de setembro de 2018

DataPoder360: Bolsonaro,26% e Haddad, 22%;

A pesquisa foi realizada  nos dias 19 e 20 de setembro, com 4.000 entrevistas em todas as unidades da Federação. A pesquisa foi realizada por meio de ligações telefônicas. É o termômetro mais preciso e atual da corrida pelo Planalto. A margem de erro é de 2 p.p., para mais ou menos. O registro na Justiça Eleitoral é BR-02039/2018.

Bolsonaro lidera com 26% e Haddad aparece em segundo, com 22%. Se considerarmos a margem de erro, os dois estão empatados tecnicamente.

Grau de decisão de voto

Uma das formas de medir a cristalização do voto é o percentual que cada candidato tem de “votará com certeza”. 

No caso de Bolsonaro, a taxa “votará com certeza” entre seus apoiadores é de expressivos 90%. Isso significa que é muito difícil para adversários tirarem votos do capitão.

Outro candidato que tem pontuação sólida é Fernando Haddad, com seus 22%. Desses, 84% afirmam que não mudam mais de opinião e vão mesmo votar no candidato petista em 7 de outubro.

Chama muito a atenção o caso de Geraldo Alckmin (PSDB). Ele tem a maior aliança partidária e o maior tempo no horário eleitoral. Ainda assim, o tucano tem só 6% de intenção de voto –e 25% desses eleitores cogitam abandoná-lo antes do 1º turno.

Marina Silva (Rede) pontua só 4%. Ocorre que 30% dos seus atuais seguidores dizem que podem mudar de opinião nas próximas duas semanas. 

Os dados:



2º Turno: O DaraPode360 fez  4 simulações

Um comentário:

Unknown disse...

Não ligaram pra mim
#b17