sábado, 4 de agosto de 2012

SME reforma 11 unidades escolares somente em 2012

Comunidade friburguense já pode contar com escolas, creches e Jardins de Infância reformados e prontinhos para uso


Há seis meses atuando como secretário municipal de Educação, Ricardo Lengruber, conseguiu realizar importantes ações frente à pasta. Apenas no primeiro semestre de 2012, foram reabertas quatro unidades escolares que não estavam atendendo à comunidade, devido ainda às fortes chuvas que atingiram o município no ano passado. Ao todo, foram três creches e uma escola: Emílio Milhorança, em Olaria; Adriano Afonso Freitas, no São Jorge; João Batista Faria, na Vilage, e a Escola Professora Helena Coutinho, também localizada no bairro de Olaria. Já o Centro de Atendimento de Educação Especial Neuza Brizola foi reinaugurado em abril; esta unidade presta atendimento especializado a crianças portadoras de necessidades especiais.

Para o segundo semestre, mais duas creches estão para serem reabertas e entregues aos alunos, a Emília Adelaide, em Varginha, e a Santa Terezinha, no bairro de São Jorge. Também estão em fase de finalização três grandes obras em unidades escolares: o Jardim de Infância Maria Duque Estrada Laginestra (JIMDEL), no distrito de Conselheiro Paulino; Acyr Spitz, em Lumiar; Tiradentes, no Amparo; e a ampliação da Escola Florândia da Serra.

Além de todas estas ações estão previstas licitações para a construção de três creches que contemplarão os bairros de Nova Suíça, São Geraldo e Vila Nova, além de dois centros de educação integral.

Ensino de qualidade: preocupação do Governo Municipal

Oferecer ensino de qualidade à população friburguense é uma das maiores preocupações e engajamento do Governo Municipal. Prova disso foi o aumento do número de profissionais da área e a implantação do Programa Mais Educação em 72 escolas da rede. Este projeto consiste na ampliação de mais três horas na carga horária dos alunos, com atividades de letramento, recreação, xadrez, música, oficinas entre outras. Nova Friburgo é o terceiro município no Estado com o maior número de escolas beneficiadas com este programa do Governo Federal.

Melhorias para os profissionais do setor

Outra iniciativa adotada pelo secretário está na tentativa de aumentar os rendimentos dos profissionais de apoio. Uma vez que, em janeiro último, Lengruber conseguiu aumento no abono salarial da classe, antes eram sete parcelas de 100 Reais e passaram a ser 13 parcelas de 130 Reais. De acordo com o secretário, em julho, este abono foi incorporado aos salários, garantindo assim que o mesmo não seja instituído no final do ano.

E também para os alunos

Segundo o secretário, foi desenvolvido um trabalho detalhado visando à melhoria do transporte escolar rural. Este estudo resultou no reequilíbrio do contrato com a firma prestadora do serviço e em novas regras para as próximas licitações.

Finalidade do recadastramento

"A carência de aproximadamente 20% de profissionais da área educacional é um dos grandes problemas encontrados no setor. Em abril, firmamos uma parceria com o Ministério Público em que conseguimos contratar pessoal do qual obedecia ao cadastro de reserva dos concursados de 2007, com isso, o quadro da rede aumentou em 190 funcionários”, disse Ricardo Lengruber.

Neste sentido, o recadastramento teve por objetivo a redução do quadro de servidores no núcleo central da SME e o fortalecimento das escolas e das salas de aula.

Nenhum comentário: