Estudante integra projeto Parlamento Juvenil da Assembleia
Legislativa
Idealizado pela Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro
(ALERJ), o projeto Parlamento Juvenil é apartidário, autônomo e tem como
intuito aproximar os jovens da política. Instalado em 2003, envolve 1.200
escolas estaduais dos 92 municípios do estado e chega à nona edição em 2015. A
iniciativa segue os moldes de um parlamento convencional, onde os parlamentares
são eleitos pelos próprios colegas de escola, por voto direto, e têm as mesmas
atribuições dos deputados estaduais. Durante uma semana, eles apresentam,
discutem e aprimoram projetos de lei.
Cada município do Rio de Janeiro é representado por um parlamentar
juvenil, com as eleições acontecendo nas escolas em dois turnos de votação. Em
Macuco, foi eleita como representante do município a jovem Milena Falcão, aluna
do Colégio Estadual Farmacêutico Rodolfo Albino, e que já está em ação na
função de legisladora juvenil desde o início da semana no parlamento estadual,
onde os deputados eleitos aprendem mais sobre sua função em oficinas de
capacitação preparadas pela ALERJ.
Durante uma semana, os parlamentares apresentam, debatem e
votam os projetos de sua autoria no plenário e ao final da jornada as escolhas
são encaminhadas à apreciação do governador, podendo ou não virar lei. Compõem
a Mesa Diretora Lara Carvalho (Duas Barras), presidente; Enzo Carvalho
(Resende), vice-presidente; Luiza Barros (Iguaba Grande), 2ª vice-presidente;
Sárya Martins (Quissamã), 1ª secretária; Lucas Mota (Santo Antônio de Pádua),
2º secretário; e João Pedro Valente (São Pedro da Aldeia) e Maria Luíza
(Belford Roxo), suplentes.
Dentre as atividades integrantes da programação do Parlamento
Juvenil (PJ), estão, entre outras coisas, aula de oratória com o ator Bernardo
Dugin; visita ao Palácio Tiradentes, sede da ALERJ, para conhecer seu
funcionamento; abertura da tribuna, no auditório senador Nelson Carneiro, para
fazer pronunciamentos e apresentar projetos; desenvolvimento de atividades
culturais; visita ao Maracanã; participação em reuniões da mesa diretora;
discussão sobre projeto de resolução do PJ; trabalho nas Comissões; visita ao
Palácio Guanabara e encontro com o governador; visita ao Pão de Açúcar; e
conclusão dos trabalhos na Plenária Final, com votação dos projetos, no
Plenário Barbosa Lima Sobrinho, em sessão aberta ao público.


Nenhum comentário:
Postar um comentário