O mutirão para o pagamento da dívida ativa, iniciado em maio
desse ano, chegou ao fim dia 23 de novembro em Nova Friburgo. A secretaria
municipal de Finanças, Planejamento, Desenvolvimento Econômico e Gestão
divulgou o balanço final e informou que ao todo, 9.621 contribuintes procuraram
a secretaria para regularizar seus tributos.
O valor obtido com o mutirão foi de R$ 14.086.357,75, sendo
que desse valor, R$ 4.129.505,53 foi o total recebido até o momento pelo
município, enquanto o restante foi parcelado em 6, 12, 18 ou mais vezes, de
acordo com a escolha de cada contribuinte. A média das negociações foi de R$
1.464,00, demonstrando que foi o pequeno devedor quem aderiu ao mutirão.
O mutirão foi lançado pela Prefeitura para que contribuintes
pudessem negociar seus débitos com o município, tirando proveito dos benefícios
previstos na Lei 97 de 17/04/2015.
A secretaria de Finanças alertou que os contribuintes que
parcelaram seus débitos devem estar atentos ao pagamento das prestações
negociadas, pois como previsto na Lei 97, esses valores negociados não poderão
ser refinanciados no futuro. O não pagamento das parcelas implica que o
processo de cobrança volte a correr na justiça. Neste caso, o contribuinte
perde os benefícios obtidos com a Lei 97 e terá sua dívida acrescida de
honorários advocatícios e custas judiciais, que irão inflacionar em muito o
valor do débito.
O valor negociado da dívida, embora pequeno quando comparado
com a dívida ativa total (cerca de 260 milhões – pouco mais de 5%), é
importante para ajudar a manter o equilíbrio das contas do Município e os
programas de fundamental interesse do cidadão em um momento onde as receitas
oriundas das transferências estaduais e federais estão sendo significativamente
afetadas em função da crise econômica vivida no País. Estas transferências
representam cerca de 77% do orçamento do Município de Nova Friburgo.
Até o momento, o Governo Municipal vem mantendo suas contas
religiosamente em dia, tanto com os servidores quanto com os fornecedores e
prestadores de serviços. Apesar de todas as dificuldades, as escolas irão
encerrar o ano letivo normalmente. Não houve falta de merenda ou transporte
escolar. O Hospital Maternidade Dr. Mário Dutra de Castro, o Hospital Municipal
Raul Sertã, a UPA – Unidade de Pronto Atendimento – e os postos de saúde estão
funcionando e atendendo à população. A reposição dos estoques de material
médico e medicamentos está sendo normalizado.

Um comentário:
Por que tanto rigor da PMNF com o IPTU, que corresponde a apenas 4% do total da dívida ativa quando nada acontece com os demais devedores. E mais: por que não ampliar os prazos para as pessoas físicas, como fez o município de Campos e outras cidades, ampliando o prazo para 60 meses?
Postar um comentário