O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro
(CBMERJ) realizou no dia 1º de fevereiro, uma inspeção de saúde para os
militares que atuaram em Brumadinho, em Minas Gerais. Os bombeiros passaram por avaliações de
clínico geral, dermatologista e psicólogo.
Também fizeram exames de sangue e radiografia. A ação aconteceu na
Policlínica de Niterói. O objetivo é preservar a integridade física e
psicológica da tropa.
A missão de auxiliar a corporação mineira na busca por
vítimas após o rompimento de uma barragem teve início no dia 26 de janeiro. De
acordo com o Diretor Geral de Saúde, coronel Roberto Miúra, desastres
ambientais dessa categoria e grau de urgência expõem as pessoas a condições
clínicas de potencial risco à saúde.
- Todos estão sujeitos
a problemas gastrointestinais por conta da ingestão de água e alimentos
impróprios para consumo; doenças de pele causadas por traumas durante o
resgate, o que facilita a entrada de bactérias. Os militares podem também
apresentar transtornos de ansiedade, do sono e doenças psicossomáticas por
estarem envolvidos diretamente com o sofrimento de familiares que buscam seus
parentes e amigos – explicou o oficial.
Uma segunda equipe de bombeiros, que embarcou para a cidade
no dia 30, passará pelos mesmos procedimentos quando retornar ao Rio.

Nenhum comentário:
Postar um comentário